[português] vS Data Reaper Report #25

Data Reaper Report Logo

Bem vindo a 25ª edição do Data Reaper Report!

Nós temos uma recaptualização da fase de grupos do Campeonato Mundial de HearthStone! Você pode conferir aqui.

 Número de Jogos

Geral 53,000
Ranqueada Lenda-10 36,000
Ranqueada 11-15 9,000

Classe/Arquétipo Distribuição

drr-25-class-distribution-all-ranks

Frequências da Classe na Semana

drr-25-class-frequency-by-week

  1. O crescimento do Shaman Mid finalmente parou. Apesar de ser o arquétipo mais poderoso do jogo por um grande período, a base de jogadores se recusa a basear suas opções de deck apenas em seu poder, e procura experimentar a encontrar maneiras de contornar as vantagens do Shaman em um nível individual. Felizmente, os jogadores de HearthStone não seguem um Equilíbrio de Nash. Caso contrário, os xamãs estariam literalmente em todos os lugares.
  2. Caçador salta para frente para se estabelecer como a segunda classe mais jogada no jogo. Seus arquétipos baseados em segredo estão mostrando maior crescimento e neste ponto, é bem reconhecido que a classe tem um lugar forte no Meta, com o Face Hunter sendo um dos únicos decks no jogo que pode trocar socos com Shaman Mid e ficar em pé.
  3. O bruxo viu um expressivo aumento recentemente com o seu arquétipo de Zoo. Acreditamos que o seu arquétipo foi subestimado por um tempo, com muitos jogadores focados nas partidas ruins contra Shaman e Guerreiro, em vez de suas boas partidas contra outras classes populares na ranqueada. A linha inferior é que, contra a atual matriz de adversários, Zoo ainda ganha mais vezes do que perde.

Frequência de vitórias nas “matchups”

drr-25-matchup-chart

vS Power Rankings

Nós apresentamos a tabela atualizada da “vS Power Rankings” para a semana #25. Os números são as taxas de vitórias esperadas para cada tipo de arquétipo com base nas suas matchups, considerando a frequência de todos os adversários potenciais no ranqueado em diferentes grupos de classificação.

drr-25-power-rankings

  1. Com a base de jogadores relutantes em counterar o Mid-Shaman com um de seus piores combates, o próprio Mid-Shaman, o arquétipo continua a crescer com força já que por mais uma vez cruzou a marca de 55% de taxa de vitória. Sem possibilidades do Meta se autocorrigir efetivamente, não esperamos que isso mude até que chegue uma nova expansão de cartas, nerfs ou uma combinação de ambos.
  2. Caçador está começando a ficar em xeque, as quais já anteciparam em algum grau. Face Hunter, como muitos outros decks agressivos/all-in, podem pegar as pessoas desprevenidas quando não muito comuns, mas quando começa a ficar em evidência no Meta, a resposta do adversário será geralmente mais eficaz. O Caçador é ainda uma classe muito forte, em uma posição saudável de ser bom sem ser opressivo.
  3. Como dissemos anteriormente, até muito recentemente, Zoo tem sido o deck mais subestimado do Meta. Tem grandes matchups contra muitos adversários comuns no Meta: Tempo Mage, Caçador e Druida. Isso compensa suas matchups ruins contra Shaman e Guerreiro, e com isso o coloca em uma forte posição geral no Meta. Percebemos que também passou por um ligeiro aumento interno em seu desempenho, que é provavelmente um resultado do refinamento recente que o deck está passando.
  4. Guerreiro Controle está começando a entrar em colapso. Ao longo das últimas semanas, o deck perdeu a sua vantagem contra o Mid Shaman. Tem uma enorme dificuldade contra qualquer deck de Caçador que utilize a Jubalta da Savana e isto já está bem documentado. Além disto, ele também vacila contra decks que combinem lacaios fortes com um bom dano direto, como o Druida de Feitiços, o Tempo Mage e o Miracle Rogue. Em geral, é um arquétipo que atualmente não está bem posicionado no Meta e é muito suscetível de ser combatido. Muitos jogadores de alto nível também estão começando a se afastar dele como opção para compor uma line-up para jogar em torneios.
  5. A tabela do “Power Ranking” mostra o quão equilibrado o Meta seria num mundo no qual o Mid Shaman não fosse tão forte. Há muitos decks viáveis pairando em torno da marca de 50%, e muitos outros decks estariam lá também se não fosse um arquétipo para mantê-los lá em baixo. Isto não se torna visivel quando você tenta subir no ranqueado, mas enganosamente estamos perto de um jogo equilibrado. Só há um problema claro.

Shaman

A maioria da comunidade de HearthStone está cansada de ver este deck (Mid Shaman) dominando no ranqueado? Provavelmente. É um deck muito forte contra o Meta atual e refiná-lo ainda mais apenas lhe da essa vantagem extra. Continuando o relatório sobre o Campeonato do Mundo, alguns dos jogadores que trouxeram o deck com cartas diferenciadas chegaram ao top 8, como Amnesiac com sua lista única de Kobold, bem como Dr.Hippi com o Defensor de Argus, embora muitos jogadores mudaram suas listas para o top 8. Gaara alterou a sua lista original do Amnesiac, adicionando Harrison em vez de Rag, o que melhora o confronto na mirror ainda mais, e com isso chegou à lenda # 1. Eloise também conseguiu um refinamento de alto nível com uma lista ligeiramente diferente utilizando um Kobold. Parece que os Kobold adicionam mais combustível e consistência aos danos em área à disposição de Shaman (bem como a nova arma de Shaman), o que lhe dá a vantagem na mirror, na qual uma boa Tempestade de Raios ou um bom Portal da Voragem é essencial para a vitória.

Caçador

Esta semana, VLPS pilotou um novo variante do Secret Hunter para top 100. O deck cortou os Lobos Infestados e Mestres da Matilha para colocar Cavalgantes Argênteos e Armadilhas Explosivas, enquanto ainda possui cartas fortes para o final e meio de jogo, que são a Jubalta da Savana e o Ragnaros. Além disto, o deck opta por uma cópia de Tiro de Tocaia e Armadilha de Cobras, trazendo a contagem de segredos para até oito. Com estes muitos segredos, o deck é capaz de utilizar a Caçadora Camuflada com mais efetividade no começo do jogo e ter a Jubalta da Savana como carta na manga caso o jogo se extenda. Além disto, com a remoção dos Mestres da Matilha, que estavam começando a aparecer em muitos midsecrets, Barnes não tem alvos ruins para acertar. O objetivo desta build é manter uma matchup decente contra Shaman, muito parecida com as variantes de Face Hunter, enquanto também não ficam muito para trás contra o Guerreiro Controle.

 Guerreiro

Muito pouco mudou em termos de representação ranqueada para Guerreiro. Caiu muito atrás do Caçador na competição pelo número dois, embora sua participação global no Meta permaneça quase a mesma. Guerreiro Controle ainda lidera, enquanto o Guerreiro C’Thun é o grande vencedor, saltando à frente dos Guerreiros Pirata e Dragão. As vantagens do Guerreiro C’Thun sobre o Guerreiro Controle são o confronto melhor contra os baralhos de Druida baseados em Feitiços, e também na próprio partida contra o Guerreiro Controle.

Algumas listas de Guerreiro C’Thun experimentaram deixar de fora o Arauto da Ruína, considerando-o desnecessário em jogos mais rápidos e substituindo pela Elise Mirestela , na qual foi suficiente para ter chances de ganhar combates mais lentos. No lado do Guerreiro Controle, Hoej conseguiu pilotar seu “Guerreiro Controle de Dragão” para o top 100 desta semana, provando que o deck é viável, embora permaneça inferior às variantes mais populares de N’Zoth, Yogg-Saron e outras combinações. Enquanto isso, há poucas mudanças nas listas padrões para Guerreiro Dragão e Pirata, com ambos os decks parecendo ter sido desvendados como devem ser, embora, por exemplo, o Guerreiro Dragão do Dr.Hippi estar entre o top 8 da Blizzcon é algo certamente não convencional.

Na cena de torneio, que é atualmente dominada pela Blizzcon, acontece que pode ter sido um erro, depois de tudo, trazer uma formação sem Guerreiro, com os três jogadores que decidiram fazer uma formação para counterar à classe não conseguiu se qualificar para o top 8, e o Guerreiro acabou com uma taxa de 57% de vitórias até agora neste torneio. Guerreiro C’Thun em particular parece ter encontrado o sucesso, com todos os 4 jogadores do mesmo ter conseguido avançar. Guerreiro, como se vê, é sempre uma escolha segura para trazer a um evento, embora HotMEOWTH tenha talvez arriscado mais do que deveria, trazendo o deck de Blood Warriors do jogador Rage, na qual relativamente não foi amplamente testado, para o top 8 da Blizzcon. Este baralho é quase inexistente nas ranqueadas e com isso será emocionante de ver como ele vai se portar no maior estágio de todos eles.

Druida

Não foi a melhor semana para os Druidas. O deck de Secret Hunter tem visto um aumento no jogo nas ranqueadas e o Druida luta para lidar com a pressão inicial do baralho, especialmente quando ativa o segredo Gataiada logo no início. Zoo, que é historicamente uma das piores partidas do druida também viu mais jogo durante esta semana devido aos jogadores Ant e Bearnugget atingir a lenda # 1 com o baralho. Além disso, Shaman, sem surpresas, permanece no topo do jogo, que é outra matchup muito ruim para o druida. Uma grande parte da melhoria destes matchups é aprender a mulligar contra esses decks. Jogando certo, o Druida ainda pode ser extremamente eficaz nas ranqueadas.

Não há nada muito novo em decks para Druidas, porque o Meta já demonstra ter estabilizado com a classe. Começamos na semana com o Xixo, que é a melhor fonte para a construção de Malygos Druid, bem como jogá-lo. Se você estiver enfrentando um monte de classes de armas, você pode considerar trocar o Thalnos por um Harrison Jones. O Malygos Druida é extremamente flexível por isso existem muitas maneiras de construí-lo, mas enquanto os cartões de núcleo estão lá, ele deve ser um deck forte na ranqueada.

Na semana de abertura da Blizzcon, o Druida teve uma das taxas de vitórias mais baixas do torneio. O Malygos Druida lutou para encontrar vitórias em algumas séries e, por exemplo, o Druida Token do OmegaZero tomou uma ré no confronto contra o Pavel, perdendo todos os 4 jogos após abrir 3-0. No entanto, muitos jogadores de alto nível argumentaram que o Druida lutou devido ao seu jogo pobre, em vez de o deck ser fraco, com o qual podemos concordar em certa medida como alguns erros foram feitos pelos jogadores do deck durante o evento. O Druida de Feitiços pode ser um arquétipo extremamente difícil de dominar, mesmo para jogadores de alto nível, mas pode ser igualmente gratificante para o jogador certo. No geral, é um deck divertido e desafiador que vale a pena aprender.

Mago

Tempo Mage continua a estar relativamente bem às ranqueadas. APXvoiD terminou no top 50 em outubro com sua compilação do deck. Na fase de grupos do Campeonato do Mundo, na qual 10 dos 16 jogadores levaram Tempo Mage, o arquétipo foi consistente e teve um desempenho muito bom. É bastante flexível e, como resultado, difícil de segmentar e fechar. HotMEOWTH chegou até a banir o Tempo Mage do OmegaZero, enquanto deixava Shaman e Druida, o que acabou funcionando bem para ele.

Freeze Mage, por outro lado, ainda tem apenas presença modesta nas ranqueadas. Freeze é muito bom quando você enfrenta Shamans Mid e Zoo(Bruxo), mas é muito fraco contra Caçador, Druida, Guerreiro e o próprio Tempo Mage. Esta natureza bipolar torna o baralho de Freeze muito arriscado de jogar, a menos que o indivíduo em particular desempenhe significativamente melhor do que a média de jogadores, e mesmo nestes casos, é difícil justificar a execução do Freeze.

Bruxo

Há muitos positivos e negativos vindo do Bruxo esta semana. Apesar da classe ter tido um desempenho abaixo do esperado no campeonato Mundial de HearthStone, o Zoo encontrou um sucesso razoável nas ranqueadas. Mesmo que a base do Zoo Descarte tenha sido bem estabelecida ao longo das últimas semanas, a escolhas das cartas-techs dos jogadores têm alterado o seu sucesso. Isto é mais evidente com a lista de Zoo do Bearnugget, na qual jogadores notáveis, Ant e Bearnugget, atingiram lenda #1 durante toda a temporada. A escolha da carta-tech Alquemista Enlouquecido está vendo o jogo ao invés de uma segunda cópia do Direwolf Alpha. O deck é flexível em encontrar o uso de lacaios que usem seus Battlecry para obter vantagens, matando totens de Shaman e removendo Agoureiros, que são fundamentais no confronto contra Freeze Mage, um deck que tem visto um aumento no jogo para responder à prevalência de Shamans de médio porte.

Renolock ainda parece ser uma escolha ruim nas ranqueadas, já que seu bom confronto contra o Guerreiro Controle não é bom o suficiente para prender a relevância comparada a seus confrontos ruins. O deck também não viu representantes durante o Mundial de HearthStone até agora. Daqueles que trouxeram o Zoo para o evento, apenas JasonZhou e Che0nsu avançaram para o top 8, embora o deck está sendo dado fé por muitos jogadores que avançaram para o top 8, devido ao seu bom matchup contra Tempo Mage e Druid.

Ladino

Apesar das baixas expectativas da comunidade e dos profissionais, Ladino conseguiu obter a maior taxa de vitórias das 9 classes representadas na fase de grupos do Mundial de HearthStone. Deve, entretanto, ser notado que o tamanho da amostra é baixa e a única coisa que nós podemos realmente dizer é como o Ladino é forte para ganhar de classes específicas. No ambiente ranqueado, Ladino ainda está em um local muito peculiar, pois tem claramente definidos pontos fortes, mas também pontos muito vulneráveis.

O Malygos Miracle Rogue não viu nenhuma diferença notável nesta semana, mas continua a ser um forte deck para escolher para jogar contra Druidas, Guerreiros Controles, Reno (Bruxo), Sacerdotes e Paladinos. No entanto, Valeera luta para colocar uma verdadeira luta contra decks muito agressivos como Face Hunter, Guerreiro Pirata e as versões mais agressivas de Zoo Descarte e Tempo Mage.

O Ladino com Aventureiro em Missão permanece sem mudanças também. Embora seja a versão mais forte do arquétipo Miracle quando se trata de enfrentar decks agressivos, ainda pode obter fracasso e ser atropelado por decks rápidos. Cartas como Roubadachim, Escudeira Argentea e Marujo dos Mares do Sul são todas as cartas-tech que podem dar o deck maior controle de jogo inicial que o deck precisa.

Vários especialistas de Ladino evitaram jogar com as combinações comuns durante as últimas semanas de outubro. MrYagut tentou subir para as posições mais altas no ranqueado no servidor europeu com uma construção mais tradicional, centrada em ganhar o controle do campo de jogo, que inclui a Professora Violeta. Casie, outra conhecida especialista de Ladino, decidiu trazer de volta o combo Marujo dos Mares do Sul com Manipulador Sem Rosto, que a colocou no Top 30 do servidor europeu com um placar de 21-5.

Gostaríamos, no entanto, aconselhar a ir para as construções menos gananciosos nas primeiras semanas de ranqueadas como o Meta será presumivelmente muito agressivo e implacável para Rogue.

Sacerdote

Afaste-se, Ben Brode. Recue, Kolento. Ajoelhe-se, Zetalot. Nós temos nosso novo senhor, e seu nome é Hamster! Para os fãs de Sacerdote que vivem na lua, Hamster conseguiu avançar após a fase de grupos para o top 8 da Blizzcon, com o Sacerdote na sua formação. A variante Controle N’Zoth de que ele jogou parece estar muito consistente, e pode valer a pena o seu tempo.

Fora dessa variante, vemos principalmente uma enorme matriz de experimentações. Zetalot expressou alguma confiança em um Sacerdote Sombrio (Shadowform) com algumas opções de cartas interessantes. Semelhante à lista de Purificar do jogador Rage, esses tipos de listas funcionam melhor quando ainda são secretos para a maioria do público, então se divirtam enquanto podem! O Sacerdote de Dragões permaneceu relativamente igual. JAB e Gaara mostraram ter um pouco de sucesso com suas variantes, e eles podem ser bastantes fáceis na utilização de cartas-techs para o que você está vendo nas partidas ranqueadas.

(Paladin)

Paladino continua a apanhar nas ranqueadas, como suas partidas permanecem ruins em grande parte inalteradas em sua popularidade. A dificuldade da classe em encontrar um começo de jogo forte, confiando apenas na compra incial do Agoureiro e da Defensora Veraprateada. A popularidade do Shaman Mid impactou negativamente na construção do deck de Paladino N’Zoth, já que a Bagata remove tanto a ameaça atual e enfraquece o impacto de jogar o N’Zoth mais tarde. Murloucura continua a ser o arquétipo de Paladino mais popular, provavelmente por causa de sua partida favorável contra o Guerreiro de Controle, bem como como seu ciclo mais forte que pode ajudar a comprar mais respostas contra decks agressivos de forma mais consistente.

Nas notícias do torneio, Hamster, o único jogador que trouxe Paladino para a fase de grupos do Campeonato Mundial de HearthStone, jogou com sucesso seu deck de “Paladino Murloucura-N’Zoth” para a vitória na semana passada, mesmo ganhando dois adversários tradicionalmente desfavoráveis, que são o Malygos Druida e o Tempo Mage para se qualificar para o Top 8. Embora Hamster ostentasse uma lista híbrida interessante, as partes de Murloucura de sua lista eram pela maior parte insignificantes desde que as cartas de Murloc jogados tiveram pouco impacto em seus jogos comparados às partes de N’Zoth padrão. Em suma, foi um sucesso de torneio para o Paladino como Hamster não teve dificuldade para ganhar a vitória em cada um de seus jogos.

Meta Breaker de Semana

O Meta Breaker desta semana será o anúncio da nova expansão durante a Blizzcon. Com o Meta crescendo estavelmente, há definitivamente uma necessidade desta mudança. O Shaman Mid é dominado por todos os lados imagináveis do jogo e o arquétipo precisa ser atenuado. Esperamos que a expansão seja lançada logo após a Blizzcon, mas se não for assim, uma mudança de equilíbrio para alguns criminosos principais, como Criatura das Profundezas, será bem-vinda também.

Nosso Projeto Data Reaper, incluindo o Data Reaper Live (Beta), tem mais de 2.700 contribuintes. Sem eles, este projeto não seria possível, por isso gostaríamos de agradecer a todos os nossos colaboradores por sua ajuda.

Preparar o nosso artigo semanal requer uma quantidade significativa de tempo e esforço de muitos indivíduos. Gostaríamos de agradecer sinceramente nossos Patreons atuais, cujas generosas doações nos ajudam a financiar custos de computação e servidores.

Patrões Tier 3

Agradecimentos especiais a Leo G. e Hitokage por nos apoiarem para o mês de outubro.

Contribuidores

Um especial grito para as seguintes pessoas para ajudar com esta versão traduzida do Data Reaper Report:

SargentoSC

Aqui estão todas as pessoas que participaram em trazer-lhe esta edição do vS Data Reaper Report:

EndofDayswwloschandydemigodcheesee-hunterHC015hotmeowth-mage justinatlaw-warlock pdeegz-warrior russkipapa-rogueTzachiFenomlookitzjoeNaramoSentenzaliimujx-content-creator pizzahs