[português] vS Data Reaper Report #27

Data Reaper Report Logo

Esse artigo foi traduzindo do inglês para o português pelo SargentoSC.

Bem vindos a 27ª edição do Data Reaper Report!

Atenção: Na próxima semana, vamos publicar um relatório mais compacto na sexta-feira, ao invés da quinta-feira, devido ao Dia de Ação de Graças. Será o último Relatório Data Reaper antes da expansão ser lançada no início de dezembro. Neste ponto, todos os dados e o reconhecimento de arquétipos em nosso sistema serão redefinidos. Como resultado, estimamos que nosso primeiro relatório de pós-expansão será divulgado cerca de duas semanas após a liberação. Durante esse tempo, planejamos lançar outros tipos de conteúdo, então, fique atento!

Número de Jogos

Geral 59,000
Ranqueada Lenda-10 34,000
Ranqueada 11-15 16,000

Classe/Arquétipo Distribuição

drr27-distribution-chart-all
drr27-distribution-chart-ranks

Frequências da Classe na Semana

drr27-class-frequency-by-weeks

  1. O papel principal da semana vai para o Tempo Mage. O arquétipo viu um aumento maciço na popularidade durante a semana passada, estabelecendo o Mago como a segunda classe a mais jogada no jogo. Isto é provavelmente devido a partida relativamente equilibrada com o Xamã Mid, e sua posição geralmente forte no Meta, tendo algumas partidas ligeiramente desfavorecidas, mas nunca sendo duramente counteradas por um deck particularmente popular.
  2. Caçador continua na decadência no jogo. Secret Hunter não parece ser capaz de decifrar o código para ter uma percentagem de vitória consistentemente respeitável contra o Xamã Mid, enquanto o Face Hunter é um baralho que nem todos os jogadores podem desfrutar. Além disso, o antigo Caçador Secret-Mid está em queda também. O nerf da carta Chamado da Selva, o enfraqueceu significativamente e sua posição no Meta é muito desfavorável.
  3. O resto do Meta continua igual. Xamã está vendo um aumento no jogo, e esperamos que ele aumente ainda mais até o final do mês. Como consequência de que o mês de novembro está valendo pontos HCT, os jogadores competitivos vão querer ganhar a qualquer custo e você pode fazer isso muito bem com o Xamã.
  4. Anduin e Uther entraram em um sono profundo e nos pediram para acordá-los apenas quando chegarmos a Gadgetzan.

Frequência de Vitórias nas “Matchups”

drr27-matchup-winrates-chart

vS Power Rankings

Nós apresentamos a tabela atualizada da “vS Power Rankings” para a Semana #27. Os números são as taxas de vitórias esperadas para cada tipo de arquétipo com base nas suas matchups, considerando a frequência de todos os adversários potenciais no ranqueado em diferentes grupos de classificação.

drr27-power-rankings

  1. Xamã Mid está vendo uma ligeira diminuição no seu desempenho. Isso não só é atribuído a um aumento das mirrors, mas também de um aumento no ódio para a construção de decks de outras classes. Todo mundo está tentando tirar o couro do Xamã e mesmo assim ele atingiu uma marca superior a 55%. Isto é incrível!
  2. Mais boas notícias! Aparentemente, O Xamã Aggro está de volta e ainda é um bom deck. O arquétipo aumentou em jogo desde semana passada, o que nos permitiu avaliar seu desempenho com maior confiança. As refinações que o deck recebeu de jogadores como o Sempok, fizeram o deck bater a sua marca. Apesar de não estar no Tier 1, tal como era antes dos Nerfs, ele fica confortavelmente no Tier 2, apenas sendo batido pelo seu irmão Mid e o Dragon Warrior.
  3. Sacerdote está tentando o seu melhor para aparentar ser o mais fraco quanto possível antes de seu possível renascimento pós-Gadgetzan, embora o Paladino está certamente criando uma disputa intensa pelo status da pior classe do jogo.

Atenção! Todos os decks apresentados nesse Data reaper podem ser encontrados na biblioteca de decks.

Bruxo | Caçador | Druida | Guerreiro | Ladino | Mago | Paladino | Sacerdote | Xamã


Xamã

A única implementação real na classe de Xamã é o Aggro Shaman, que está fazendo uma pequena reviravolta no Meta. O arquétipo está “evoluindo” para uma cara mais hibrida por utilizar de alguns componentes Mid. Este fato é devido tanto ao Sargento Abusivo, quanto ao Gnomo Leproso terem sofrido um Nerf, combinados com as várias outras ferramentas que não estão mais impactando no seu jogo, como a preocupação de encher de lacaios no começo do jogo, a fim de criar começos explosivos. Em vez disto, ele opta por mais cartas que ciclam e um forte mid-game, a fim de acumular seus dano diretos de forma mais consistente e assim finalizar o oponente com o dano da mão. Alguns exemplos deste recente sucesso de Aggro Xamã foi o jogador Loyan, no qual alcançou o top 10 com esta lista; tanto quanto a montagem de um deck deste arquétipo pelo jogador Fenom, que maximiza o potencial de compras de cartas do arquétipo.

Mid Xamã continua muito bom. O especialista de Xamã do Data Reaper, Demigod, usou 2 Cavalgantes Argênteos e nenhum Espírito de Feral para atingir a Lenda #6. Outros jogadores de alto nível tais como Fr0zen, atingiram à posição a mais elevada da Lenda com o arquétipo também.

Xamã Controle também está começando a ver mais jogo com construções de decks diferenciadas. Monsanto, que é um dos jogadores de controle mais dedicados no cenário, jogou com o deck e conseguiu atingir Lenda#3 com o mesmo. O arquétipo é realmente um dos decks mais fortes de controle no Meta atual, uma vez que sua grande quantidade de dano em área significa que sua partida com o Mid Xamã é relativamente tranquila. Outro ponto positivo do deck é que ele domina baralhos agressivos como o Zoo e o Face Hunter, por isso é definitivamente um motivo para estar atento.

Caçador

Caçador continua com a sua decadência lenta no Meta, em parte devido à estagnação das listas de Secrets Hunter. Porque os jogadores tiveram o tempo para aprender como jogar em volta dos segredos do deck e as listas tornaram-se razoavelmente padronizadas para ambos os arquétipos de Secrets, seus segredos foram se tornando cada vez menos impactantes. Um pequeno ponto brilhante para os Caçadores, entretanto, encontra-se no aumento de Tempo Mage e um leve declínio em Mid Xamãs. O Midrange Secret Hunter é um pouco favorecido contra Tempo Mages graças a uma incapacidade de limpar as Jubaltas da Savana e o Tiro de Tocaia com o potencial de parar a bola de neve do mesmo. Xamãs, por outro lado, apresentaram uma significativa dificuldade para o arquétipo, com a capacidade de resolver facilmente as Jubaltas da Savana com a Bagata e sua Tempestade de Raios ou o Portal da Voragem com Dano Mágico, fornecendo uma resposta fácil para a Gataiada. Embora o declínio do Xamã Mid seja pequeno, qualquer declínio é bem-vindo para o Mid-Secret Hunter. Em geral, o Caçador está em uma boa posição no Meta, apesar dos dois arquétipos Secrets sofrendo contra alguns dos mais populares decks atuais (Face Hunter vs Guerreiro Controle/Druida & Secret Hunter vs Xamã).

Guerreiro

Muito pouco mudou para o Guerreiro desde a semana passada. Sua parte do Meta caiu uma fração, enquanto que dentro da classe o Control Warrior caiu ligeiramente, talvez um indicativo da sua baixa winrate geral e partidas ruins por todos os lados. Isto é ainda pior por surtos em Tempo Mage e Druida de Feitiços, ambos considerados combates desfavoráveis para o Guerreiro Controle. N’Zoth parece estar ficando à frente como a variante de Guerreiro Controle mais forte. Vários jogadores, incluindo MrYagut, jogando uma lista com muitos Últimos-Suspiros, tais quais o Tauren Infestado e o Evocador do Crepúsculo, na qual depende muito de puxar um valioso servo com o Barnes.

Como de costume, Dragon, C’Thun e Pirate Warrior estão muito bem estabelecidas em listas com muito pouca variação, especialmente em comparação com as constantes mudanças do Control Warrior. Dragon Warrior parece ser o melhor deck da classe, tendo uma maior winrate contra Tempo Mage e Druida de Feitiços do que o Control Warrior, porém ao custo de ser ligeiramente piores contra o Mid Xamã. O Pirate Warrior está relativamente bem também, com o jogador Gallon atingindo Lenda#1 com o arquétipo.

Druida

Druida continua a ser uma das classes mais populares no ranqueado, mas ainda muito distante da popularidade do Xamã. Embora o Druida seja uma das melhores classes no Meta, a abundância de Xamã fere a classe, já que é uma matchup relativamente difícil de superar para o Druida.

Com um aumento no Tempo Mage desta semana, o Druida de Feitiços desfrutou um aumento em sua winrate por conta desta matchup favorável.

Como de costume, o Druida de Feitiços é disparado como o arquétipo mais popular de Druida, especificamente a variante Malygos. Os jogadores Xixo e Feno construíram um deck que apresentamos nas últimas semanas e continuou a ver o jogo.

Esta semana, outro deck de Malygos Druida foi construído com o Barnes e Y’Shaarj e começou a ganhar popularidade. O jogador Ripl1ne recentemente alcançou a posição de Lenda#1 no servidor Americano usando a lista “ShuUdachi Y’Shaarj Druid”. O deck é semelhante à maioria das listas de Malygos, porém corta o Guardião do Charco, a fim de obter melhores resultados com o Y’Shaarj e o Barnes. O deck funciona melhor contra decks mais lentos e é favorecido na mirror contra a lista mais padrão de Malygos Druida.

O jogador Purple também obteve sucesso com uma lista muito similar que ele utilizou para alcançar a Lenda#4. A lista foi desenvolvida pelo jogador Chinoize e tem um Húmus ao invés de uma Raiva Feral. A escolha das cartas-tech Raiva Feral e Húmus dependem de contra quais decks você está enfrentando.

Mago

Mago, como a maioria das classes no jogo, não tem nada de novo para oferecer desde o Campeonato Mundial. Já que o meta de Mid Xamã tem sido constante até agora, o Mago construiu seu deck basicamente com cartas-techs para responder o mais dominante no jogo. Alguns jogadores de Tempo Mage nos ranques mais altos da Lenda vão tanto quanto incluindo 2 cópias da carta Explosão Arcana nos seus decks, a fim de sincronizar com o Dano Magico e limpar o campo do Xamã. Atualmente, o Tempo Mage é considerado um dos Top 3 decks do Meta, juntamente com o Druida de Feitiços e o Mid Xamã.

O jogador SilverName recentemente atingiu a Lenda#1 no servidor Europeu com uma lista semelhante à do jogador Apxvoid, que apresentamos na semana passada, optando por adicionar “Paveling Books” (Livros Murmurantes) e o Yogg-Saron para aumentar o potencial da virada de jogo, utilizando o RNG. A melhor lista de Tempo Mage construída momento consiste em um equilíbrio entre magias de dano direto e lacaios, e adicionando o Golpe Flamejante para lidar melhor com a onda interminável de lacaios do Mid Xamã. A construção pesada do jogador Pavel também é uma opção consistente, especialmente em torneios por ser melhor contra os Druidas, que é uma classe muito popular em qualquer formato. Druida de Feitiços é indiscutivelmente o deck mais forte no jogo depois do Mid Xamã, e este último é muitas vezes banido dos torneios.

Quanto ao Freeze Mage, a lista mais atualizada do jogador Laughing é provavelmente a melhor versão. Na extremidade muito alta das ranqueadas da Lenda, o Freeze Mage não é uma má escolha atualmente, pois a posição do Guerreiro no Meta está enfraquecendo. O Freeze Mage pode ser uma boa escolha para combater o Mid Xamã, mas isso é apenas se o jogador executa significativamente melhor do que o resto do cenário nesta partida em particular.

Bruxo

Com um pouco mais da metade do mês de novembro, o Zoolock permanece na mesma posição durante este Meta infestado de Xamã. O sucesso do Zoo nas ranqueadas ainda gira em torno de suas partidas favoráveis. O Discardlock continua a bater em Caçadores e Druidas. Embora o Mid Xamã ainda seja o pior jogo do Zoo, um pequeno aumento na quantidade de Aggro Xamã ajudou o Zoo a encontrar algumas vitórias sobre a classe, já que as listas populares optam por Tempestades de raios e Bagatas por opções mais agressivas.

Control Warlock ainda é uma opção pior em comparação com outros decks de controle, mas ainda pode ser decente nas mãos certas. O jogador Thijs buscou uma variante padrão de Renolock com sucesso moderado em sua ascensão à Lenda.

Na cenário de campeonatos, o Zoo ainda é uma escolha sólida. Em vários torneios de formado Conquista, o deck tende a ser o terceiro ou quarto deck, como a base da escolha de decks é “Xamã / Druida + 2” parece dominar escolhas iniciais de baralhos.

Ladino

Ladino permanece em um lugar que tem muita dificuldade contra uma metade do Meta, enquanto mostra resultados decentes contra a outra metade. O Miracle Rogue é o único arquétipo competitivo e é difícil imaginar uma nova e viável variante de Ladino até o lançamento da nova expansão em dezembro.

O Malygos Miracle Rogue está mais refinado do que nunca com a atual composição de cartas e ainda é uma escolha forte para lidar com Druidas, Guerreiros Controle e outros decks lentos. Alguns jogadores optam por incluir uma única cópia de Kobold Evoluido, ao invés de um Roubadachim, uma vez que com isso oferece uma limpeza de campo eficaz contra Xamãs com o Leque de Facas, além de ser um finalizador alternativo para o Malygos. No entanto, o deck ainda não está funcionando bem contra Mid Xamã e Secret Hunter. A ascensão do Tempo Mage com muita magia de dano direto também é um problema para este deck ganancioso, pois não tem cura para levar o jogo longo e é geralmente demasiado lento em montar um combo finalizador.

O Questing Miracle Rogue viu algum avanço nesta semana, na qual o jogador MrYagut subiu para o ranque Lendário no servidor da europeu com uma lista mais rápida, na qual é mais focada em lacaios e que deixa de colocar algumas das cartas mais comuns do deck, como o Leeroy Jenkins para Camelôs da Cidade Baixa e Roubadachins. A presença antecipada no campo de batalha e a vantagem de cartas que o Roubadachim e o Camelôs da Cidade Baixa fornecem são muito cruciais para um deck tão dependente, fazer a diferença contra o Xamã, o Secret Hunter, o Zoo, o Tempo Mage e as variantes agressivas do Guerreiro.

Combo Miracle Rogue tem visto mais exposição esta semana desde que o jogador Purple tomou alguma inspiração no deck de ladino do jogador Firebat da Blizzcon de 2014. Esta versão particular inclui o combo do Marujo dos Mares do Sul com o Manipulador Sem Rosto, mas também possui cartas como a Clarividente Telúrico, Harrison Jones e Ragnaros.

Sacerdote

Apesar de ser um dos Meta mais esmagadoramente um lado na história de Hearthstone, alguns jogadores de Sacerdote continuam a aparecer, talvez porque é uma classe divertida para jogar e a cada vitória é muito mais gratificante.

O jogador Neviilz construiu uma lista de C’Thun, na qual tem relevância apenas no ranqueado “meme” e conseguiu obter um sucesso moderado com ele. Já o jogador Bunnyhopper continua a mostrar a força de sua lista de Dragão, tanto quanto outros streamers, como por exemplo Raven, que costumam a jogar com ela em lives. Não há sentimento melhor do que uma Serpe Livrente matar um Valente do Penhasco do Trovão. Dragon Priest é o arquétipo mais forte dentro da classe, e está pronta para ficar ainda mais forte com a introdução de novas cartas que a expansão trás para este arquétipo. Pode valer a pena um testá-lo no ranqueado agora.

Muitos jogadores nas ranqueadas estão começando a experimentar a variante do jogador Zetalot Shadow”. Quando subestimado, o Shadow Priest consegue esmagar os oponentes que não respeitam sua habilidade de soltar dois Gigantes Arcanos com relativa facilidade. Então há ainda a variante de N’Zoth do jogador Hamster. O esqueleto da construção é um ótimo lugar para começar a experimentação contra o Meta. A capacidade das cartas-tech nesta compilação particular resulta em um monte de espaço dinâmicos para montá-lo contra qualquer deck do Meta, como quiser.

Paladino

Não é um grande momento para ser um jogador de Paladino. A temporada 32 está provando ser excepcionalmente hostil para a classe. Não há muita experimentação ou testes acontecendo, como a maioria dos jogadores têm essencialmente jogado na toalha – apenas realmente jogar a classe para se divertir. Temos o deck favorito de todos, Mid Xamã, o real culpado que oblitera todos os arquétipos de Paladinos, tanto os mais rápidos e os lentos.

As listas de Control e Dragon Paladin exigem muitas cartas para serem comprados na ordem certa para ser competitivo e encontram muita dificuldade para resolver todas as ameaças do oponente, a fim de lidar consistentemente com os campos de batalhas intermináveis do Sr. Xamã. As variantes Murloucura (Anyfin) e N’Zoth podem ter sucesso em um Meta preenchido com decks controle, mas temos a certeza que você não vai ver isso enquanto tenta subir de ranques.

As variantes Aggro podem ter sucesso em algumas partidas, mas eles ficam completamente esmagadas pelo Mid Xamã. Com 4 poderosos danos em áreas unilaterais e o Tempo ganhado por uma carta 0 mana 5/5 com provocar e uma arma de 1 mana com 3 stacks de um Machado de Guerra Abrasador / Justiça da Luz (igualmente fortes neste confronto), não há como ganhar caso o oponente jogar corretamente. Tente levar o jogo mais adiante para jogar o Tirion ou o Desafiante Misterioso? Eles ainda têm a Bagata. Mesmo se você sacrificar espaços do deck para encaixar uma Consagração, o campo que você acabou de limpar provavelmente voltará na próxima curva. É um caso totalmente miserável.

Tudo somado, Xamã tem expulsado o Paladino quase que completamente fora do Hearthstone.

Tudo o que podemos fazer é esperar.

Quebrador de Meta da Semana

Dezembro não pode demorar.

Nosso Projeto Data Reaper, incluindo o Data Reaper Live (Beta), tem mais de 2.800 contribuintes. Sem eles, este projeto não seria possível, por isso gostaríamos de agradecer a todos os nossos colaboradores por sua ajuda.

Se você gostaria de compartilhar os dados do seu Deck Tracker com a gente, por favor, assine aqui.

Preparar o nosso artigo semanal requer uma quantidade significativa de tempo e esforço de muitos indivíduos. Gostaríamos de agradecer sinceramente nossos Patreons atuais, cujas generosas doações nos ajudam a financiar custos de computação e servidores.

Se você gostaria de nos ajudar com uma doação no Patreon, você pode visitar nossa página do Patreon aqui.

Patrões Tier 3

Agradecimentos especiais a Leo G., Chungfr, e Hitokage por nos apoiarem para o mês de novembro.

Contribuidores

Um especial grito para as seguintes pessoas para ajudar com esta versão traduzida do Data Reaper Report:

SargentoSC

Aqui estão todas as pessoas que participaram em trazer-lhe esta edição do vS Data Reaper Report:

EndofDayswwlosdemigodcheesee-hunterHC015hotmeowth-mage justinatlaw-warlock pdeegz-warriorspacemonkey-paladin russkipapa-rogueTzachiFenomlookitzjoeNaramoSentenzaliimujx-content-creator pizzahs