[português] Data Reaper Report #29

Data Reaper Report Logo

Esse artigo foi traduzindo do inglês para o português pelo SargentoSC.

Bem vindos a 29ª edição do Data Reaper Report!

Este é o primeiro Data Reaper Report desde o lançamento de Gadgetzan e temos muito a discutir! Surpresas estão presentes na loja tal quanto o Meta está mudando rapidamente a cada dia. Embora ainda seja cedo, podemos observar alguns desenvolvimentos muito interessantes e impactantes. Além disso, a detecção de ranques foi corrigida pelo desenvolvedor do Track-o-bot, então podemos ver o Meta em cada nível de jogo muito mais facilmente. Agradecemos muito por isso.

Número de Jogos

Geral 105,000
Lenda 7,000
Ranques 1-5 22,000
Ranques 6-10 30,000
Ranques 11-15 28,000

Classe/Arquétipo Distribuição

Frequência de classes por dia, desde o lançamento de Gadgetzan

Frequências da Classe na Semana

  1. O Meta, à primeira vista, é fascinante para nós, nerds de estatísticas. Na verdade, existem dois Metas diferentes: um no Lenda e o outro abaixo do Lenda. Nós suspeitamos altamente que o Meta na Lenda é um prenúncio do que está para vir para o jogo, porque é um passo adiante do Meta “não-Lenda” quando o assunto é de avaliar o poder de cada deck. Eventualmente, os dois Meta irão se convergir, na qual já está acontecendo de acordo com nossas métricas ao vivo.

 

  1. Pirate Warrior começou a expansão disparando em todos os espaços, mas já está perdendo seu lugar como o arquétipo dominante. Nos ranques 1-5, o Xamã Aggro é o rei, e na Lenda, o número de Guerreiros Piratas, embora ainda significativo, é cortado por quase metade. O Xamã Aggro destrói facilmente o Pirate Warrior e há uma correlação direta entre a ascensão do Xamã e a queda do Guerreiro. O Guerreiro Dragão também está se tornando mais relevante à medida que subimos de ranques.

 

  1. Valeera está de volta. O número de pessoas utilizando do Miracle Rogue no Lenda é surpreendente e com isto o Ladino é a segunda classe mais popular por lá. O Guerreiro Pirata é um counter direto para este deck e mesmo assim eles estão caindo de popularidade. O Miracle Rogue encontra-se em uma posição excelente no Meta. Qual fantástico? Leia e descubra.

 

  1. A classe de Bruxo foi virada de cabeça para baixo. O Renolock é o arquétipo dominante da classe e é um dos arquétipos mais populares no jogo. Zoolock está só no pensamento e é dificilmente visto. É difícil lembrar um período na história do Hearthstone na qual o Zoo parecia irrelevante.

 

  1. Druida Jade é o terceiro arquétipo mais popular do jogo no geral, mas nos ranques de Lenda, seus números caem drasticamente e a tendência continua. Muitas pessoas exageraram quando falaram que o arquétipo iria definir o Meta antes da liberação de Gadgetzan e outros também temiam que fosse matar a viabilidade de decks de controle. O Control Warrior está escondido atrás de uma pedra em algum lugar. A classe de Druida parece estar em declínio, com experimentação pesada sendo feita com combinações Druidas que se afastam da mecânica de Golem de Jade.

 

  1. O Sacerdote esta se tornando uma classe real no Hearthstone. É relevante, está vendo jogo e tem dois arquétipos viáveis com presença significativa no momento: Reno e Dragão. Porém, muito parecido com o Druida, a classe está vendo um declínio nos números no Lenda e isso é provavelmente devido à grande quantidade de Renolocks e Miracle Rogues por lá. No entanto, não esperamos que a classe possa cair muito mais do hype inicial, já que tem pontos fortes claros contra certos arquétipos.

 

  1. Mago não está vendo muito jogo ou testes. O Tempo Mage não obteve ferramentas que se encaixam o arquétipo nesta expansão, de modo que o interesse em jogar com o deck é atualmente muito baixa. Reno Mage é mais popular e tem uma presença constante, mas está claro por muitos como um deck inferior ao Renolock e o Reno Priest. O quanto disto ser verdade ainda está para ser visto!

 

  1. Essa é a nossa avaliação inicial sobre a presença das sete classes do Hearthstone em partidas ranqueadas. Espere… Há mais duas classes!? Onde elas estão? Devemos emitir um mandado de busca para Paladino e Caçador? Qualquer um que encontrar um desses oponentes no Lenda, avise-nos e investigaremos.

 

Frequência de Vitórias nas “Matchups”

vS Power Rankings

Olhando para estas tabelas à primeira vista certamente ajuda a explicar o Meta do Lenda e por que é tão diferente do Meta não-Lenda. Vamos investigar os fatores que estão levando a esses números!

 

  1. Xamã Aggro está incrivelmente poderoso e não há dúvidas sobre isso. As novas ferramentas relacionadas ao pirata e de jade que recebeu nesta expansão o empurraram para cima e está exibindo uma taxa de vitórias extremamente alta. O Xamã Mid, embora não tão dominante como era antes, ainda é muito forte. Então, estamos de volta ao XamãStone? Nós não acreditamos assim. Enquanto o Xamã Aggro está se divertindo com os Guerreiros Piratas e os Druidas de Jade, o Meta certamente está respondendo a ele. Este não é o Meta de Karazhan onde há um deck dominante que ninguém pode bater. Xamã Aggro tem counters viáveis. Xamã Mid tem counters viáveis. Estes counters podem começar a ver mais jogo como resposta e derrubá-los do topo.

 

  1. Pirate Warrior é certamente forte, mas o Meta está no processo de suprimi-lo. Seu counter mais feroz, o Xamã Aggro, o tirou de seu trono. Curiosamente, o Dragon Warrior é uma escolha mais forte na Lenda, bem como no gargalo da lenda (ranques 1-5). Ambos os arquétipos têm desenvolvimentos muito diferentes, e a diferença fundamental é o confronto com o Xamã Aggro, na qual este destrói o Pirate Warrior, mas encontra enormes dificuldades contra o Dragon Warrior. Além disso, o Dragon Warrior bate no Pirate Warrior também. A desvantagem do Dragon Warrior está com a maior dificuldade nos confrontos contra o Miracle Rogue, Renolock e Reno Priest. Há um equilíbrio a ser atingido, e como resultado, esperamos ver a mudança de Pirata para Dragão continue até que a estabilidade seja atingida. Se você gosta de jogar decks de Guerreiros rápidos, conseguir identificar o Meta que você está enfrentando e saber qual deck é mais forte em um determinado momento, irá ajudá-lo a ganhar mais jogos!

 

  1. Você se lembra de que todos pensaram que o Ladino seria a pior classe do jogo? Que diferença fazem algumas semanas de jogo. Não só é viável jogar de Ladino, mas que poderia ser argumentado que o Miracle Rogue é o melhor deck atualmente. O declínio do Pirate Warrior, que é o maior counter do Miracle Rogue, está montando o palco para que o deck tome posse. É um deck de Tier 2 em um Meta com foco em agressão, mas no Lenda, é colocado tranquilamente no Tier 1 com uma taxa de vitórias que ultrapassa até mesmo o Xamã Aggro. Mas o Aggro Xamã não countera o Miracle Rogue? Não mais. Embora seja certamente favorecido, a maioria dos Xamãs Aggro não estão mais utilizando o Martelo da Perdição e isto faz com que o confronto contra Miracle Rogue fique mais equilibrado do que nunca. Além disso, as cartas de pirata da nova expansão estão fortemente presentes no Miracle Rogue, e com isso, o credencia a ser muito pro-ativo precocemente no jogo tornando assim mais fácil de contestar o controle de mesa inicial dos decks agressivos. O Xamã Mid, está sendo um adversário mais assustador do que o própio Aggro Xamã, enquanto isso o Miracle Rogue está destruindo Druidas, Sacerdotes e Bruxos. Vamos ter que esperar para ver se mais Xamãs retornam a utilização do Martelo da Perdição para esmagar o rosto da Valeera.

 

  1. O Jade Druida está se mostrando como o deck mais sobrestimado no jogo. Seu posicionamento das taxas de vitórias é muito fraca e é um deck que nós esperamos suma enquanto o Meta está aprendendo rapidamente como batê-lo. Ele é pisado por Xamãs e qualquer forma de agressão, ele é pisado pelo Miracle Rogue, ele é derrotado pelo Dragon Priest, e suas vantagens contra alguns decks de controle não valem nem a pena. Ele nem sequer bateu Renolock de forma confiável. A condição de vitória do deck parece ser muito lenta. Malygos Druid parece ainda pior, mas ao contrário do Jade Druid, o tamanho da amostra deste baralho é relativamente pequeno e sua variação de construção é muito irregular para eliminá-lo (o mesmo poderia ser dito para o C’Thun Druida). Eles ainda não se estabeleceram a partir de sua fase experimental, por isso poderia muito bem se estabelecer como um deck forte eventualmente. Não vemos o mesmo espaço para o crescimento no Jade Druida que vemos no Malygos Druida (Dica: Tictac é um teve uma boa construção de deck, tente suas listas).

 

  1. Vamos falar sobre um deck subestimado. Aparentemente, há um deck lá fora, que pode bater o Aggro/Mid Xamã, Pirate/Dragon Warrior, Miracle Rogue e Renolock. Chama-se Reno Mage. O arquétipo composto está visando como um potencial Meta Breaker. Por que é tão ignorado e sob o radar? Ao olhar para o sua evolução de confrontos, você pode ver como o deck é polarizado. Reno Mage é combatido por duas classes: Druida e Sacerdote. Ele não pode lidar com o Druida Jade e tem enormes dificuldades contra o Reno e Dragon Priest, por isso é compreensível por que as pessoas têm sido relutantes em jogar com ele até agora. No entanto, Druida e Sacerdote estão declinando para diferentes graus, e o Reno Mage torna-se muito mais forte em escalões mais altos onde eles estão menos presentes. Essas circunstâncias mostram uma tendência de que o Reno Mage poderia estar em um lugar na qual ele poderia potencialmente explodir na cena. É o mais consistente e eficaz deck de Reno contra os decks agressivos e o único deck de controle que parece ser capaz de trocar socos com o Miracle Rogue e ficar em pé. Isso é um grande negócio e nós estamos querendo saber se há uma composição específica que pode aliviar algumas das fraquezas do arquétipo. Se houver, ele pode surpreendentemente acabar sendo o melhor deck de Reno em um futuro Meta não tão distante. Mestre Escriba Solia está aguardando.

 

  1. O Sacerdote passou pelo teste de viabilidade, com dois arquétipos pairando entre o Tier 2 e o Tier 3. Embora não seja tão forte como algumas pessoas esperavam que a classe fosse, certamente é forte o suficiente e tem espaço para crescer. Muita experimentação está sendo feita com a classe para tentar melhorar seus piores confrontos e este é certamente um bom momento para os que possuem Sacerdote como sua classe principal poderem desfrutar do jogo, especialmente para Zetalot – o Eterno Sacerdote-Masoquista no qual todos nós temos raízes. Entretando, o Zoolock foi empurrado para baixo à calha e não existem muitos caçadores. Estes Caçadores parecem estar perdendo muitos jogos no momento. Hearthstone foi virado de cabeça para baixo. Exceto para Paladinos. Coitados dos Paladinos.

 

  1. Existem decks que devido a uma taxa de vitória muito baixa, ainda não podemos avaliar ainda. Decks como Control Warrior e Control Xamã são quase inexistentes, e se estiverem presentes, eles são tão irregulares em suas composições que é muito difícil tirar conclusões sobre seu desempenho. Uma vez que aparecem em nossos radares, eles serão adicionados a esta tabela.

Atenção! Todos os decks apresentados nesse Data reaper podem ser encontrados na biblioteca de decks.

Bruxo | Caçador | Druida | Guerreiro | Ladino | Mago | Paladino | Sacerdote | Xamã


Xamã


Uma nova expansão chegou e temos a mesma velha classe dominando o Meta, pelo menos inicialmente. Quando o Pirate Warrior emergiu primeiramente para ser o deck agressivo mais dominante das ranqueadas, foi rapidamente superado pelo Aggro Xamã, um deck que oblitera completamente com ele. Com o novo pacote de piratas e a nova arma de jogo, tornaram as aberturas do Aggro Xamã mais agressivas e ainda mais consistentes no momento, com a possibilidade de poder rushar rapidamente qualquer baralho no jogo.

O Aggro Xamã tem atualmente uma incrível diversidade de montagens. Esta diversidade é centrada em torno de suas armas e construídos em torno delas. Com a recente introdução da mecânica de Jade, tornou-se um ótimo ajuste para o Aggro Xamã, já que as armas de custo baixo tiveram uma grande sinergia com o novo pacote de piratas. Além disto, os tokens dos golens, mesmo que pequenos, ajudam a contestar a mesa de jogo e ainda permitem que o Totem de Labaredas possua mais valor. O Raio Jade é outra fonte de dano direto que Aggro Xamã não se cansa de ter, sendo versátil o suficiente para agir como tanto quanto remoção e dano direto.

Além do pacote de Jade, as Garras Espirituais, tanto quanto o pacote do Martelo da Perdição com Trinca-Pedras, ambos permanecem opções viáveis. Você vai descobrir que cada construção de Aggro Xamã consistirá em duas dessas armas, e é aí que a maioria das listas são diferentes.

A construção do jogador Spo opta por Garras Espirituais/Jade, deixando de lado o Martelo da Perdição. Isto proporciona ao deck uma constância incrível em seu início de jogo, já que é capaz de possuir controle da mesa e ativar seus Piratas com frequência no começo do jogo, tornando-o o melhor deck para jogar na mirror ou contra outros decks agressivos. É também a composição mais bem-sucedida e comum, com qual o jogador Tyler quase atingiu a Lenda #1 nos três servidores diferentes ao mesmo tempo! Desde então, o jogador Spo sugeriu deixar tirar um Sem-Rosto Envolto em Chamas por um Leeroy para melhorar o confronto contra o Miracle Rogue, já que com a falta dos Martelos da Perdição significa que este confronto está muito mais equilibrado do que antes, e o Ladino possui uma das melhores respostas para o 7/7 de 4 manas, que é o Aturdir. Se você está enfrentando um monte de druidas, considere manter o duplo Sem-Rosto. Aya Patanegra é uma inclusão interessante para a construção que fornece uma ameaça para a metade do jogo que aumenta a longevidade do deck e uma maior sinergia com o pacote Jade.

Demigod, um dos jogadores de Aggro Xamã mais bem conhecidos no jogo, encontrou grande sucesso com uma construção que mescla a mecânica de Jade com o Martelo da Perdição, atingindo Lenda #1. Esta lista corta as Garras Espirituais, tanto quanto um Portal da Voragem, que são cartas que conflitam frequentemente com o Finley. Esta configuração mais se assemelha ao antigo Aggro Xamã, com foco em lacaios com investida e dano direto.

O Aggro Shaman sem cartas de Jade também estão presentes. O jogador Thijs trouxe para o evento da ELC Superstars uma composição de lista formada por Garras Espirituais / Martelo da Perdição que mantinha a Criatura das Profundezas, uma carta que foi cortada da maioria das construções. O Xixo atingiu o top 10 da Lenda com uma composição diferente que se concentra na sinergia de sobrecarga com o Elemental Desvinculado. Em geral, as compsições do Martelo da Perdição são mais fortes quando o Meta é mais lento e você precisa de um alcance extra para finalizar seu oponente, ou quando você está enfrentando um baralho que não carrega provocar ou curas, como o Miracle Rogue. A presença das cartas-tech de armas também é importante, considerando que quase todos os deck nas ranqueadas podem possuir uma gosma e arruinar sua diversão.

O Xamã Mid continua a desfrutar de sucesso. O bom Xamã Mid que aterrorizou o Meta desde Karazhan pode não ser tão opressivo como antes, mas ainda é um deck incrivelmente eficiente que está bem posicionado no Meta, embora os jogadores não estejam prontos para abraçá-lo novamente após seu longo período de superexposição. O jogador ImmortalLine atingiu o top 10 com sua construção, na qual possuia dois Parlágua Jinyu para melhorar os confrontos contra decks agressivos. Considere adicionar um Olhos Brancos ao invés se você estiver enfrentando Renolocks, que atualmente é um dos maiores counters do deck e exige mais ameaças para derrubá-lo.

Finalmente, as construções do Mid Jade Xamã também estão tendo sucesso. Estes decks contam com a geração de Golens de Jade como ameaças de jogo tardias consideráveis em vez de apenas pequenos tokens de jogo. O jogador Nalguidan atingiu a Lenda#1 com sua composição, enquanto o jogador Loyan, atingiu o Lenda#2 com o seu toque do arquétipo recém-criado, que é voltado para bater decks controle.

  • Shaman Class Radar
  • Spo’s Spirit/Jade Aggro Shaman
  • Demigod’s Doom/Jade Aggro Shaman
  • Xixo’s Spirit/Doom Aggro Shaman
  • Thijs’ Spirit/Doom Aggro Shaman
  • Vanilla Midrange Shaman
  • ImmortalLion’s Midrange Shaman
  • Nalguidan’s Jade Shaman
  • Loyan’s Jade Shaman

Caçador


A nova expansão tem visto o Caçador se tornar a classe menos jogada, e por uma boa razão. As novas ferramentas de buff que o Caçador recebeu são muito lentas para contestar as aberturas de piratas insanas e não têm o valor necessário para chegar consistentemente através dos decks de Reno. Quando os caçadores tiveram o Chamado da Selva com 8 de mana, eles dominaram as partidas contra controle, simplesmente por causa do enorme valor que estava em seu deck, mas com apenas duas Jubaltas da Savannah, ele se torna incapaz de ultrapassar uma cura completa de Reno. Além disto, a falta de uma arma mais rápida no deck do Caçador significa que se torna mais dificil a utilização do pacote de piratas da nova expansão, quanto as outras classes que possuem armas. A classe está definitivamente sentindo falta da Glaivezooka no momento.

Enquanto o Caçador é atualmente considerada uma das duas piores classes, permanece a esperança, como a mesma coisa ocorreu durante a expansão dos Deuses Antigos após o nerf do Chamado da Selva, com os jogadores escrevendo o Caçador como uma classe ruim, antes que as listas foram otimizadas e a classe se tornou uma potência. Por enquanto, porém, aqui estão os dois grandes decks que surgiram para o Caçador em Gadgetzan.

A lista Midrange, Handbuff Hunter procuram tirar proveito de grandes Bando de Ratos / Kodo de Carga na metade do jogo para tentar encobrir o seu fraco jogo inicial. O Handbuff Hunter do jogador Ant utiliza as cartas com todo o seu potencial, executando Sargentos Abusivos para aumentar o Bando de Ratos no campo de batalha a fim de gerar mais tokens, bem como Rinoceronte de Thundra para aproveitar ao máximo os Ratos antes que eles sejam limpos por um feitiço de dano em área. A lista corta o Trabuqueiro Temeroso, como é considerado muito lento, sem fornecer valor suficiente para vencer o controle. Ragnaros está no baralho como uma ameaça adicional para tentar vencer os decks controle, embora seja muito mais difícil do que antes. Recomendamos ficar longe deste arquétipo até mais ocorrer mais desenvolvimento dela, como atualmente parece ser muito fraco.

Uma variante ligeiramente melhor de Caçador vem do jogador NickChipper na forma de Secret Hunter. A principal inovação no arquétipo é a inclusão de um pacote de tokens com o Malabarista de Facas, Armadilha de Cobras, Gato de Rua, Hiena Carniceira e Dois Soltem os Cães. Os tokens permitem que o baralho compita melhor contra aberturas rápidas de piratas, criando mais oportunidades para giros para tirar um valor maior da Hiena Carniçeira que pode ajudar a derrotar os baralhos mais agressivos, crescendo fora de seu alcance. Embora o arquétipo do Secret Hunter ainda exija muita experimentação no Meta Gadgetzan, esta lista é pelo menos um começo.

Guerreiro


Rubem os tambores! A nova expansão vê o Guerreiro subir até o pico do Meta, quase completamente devido a duas cartas: Bucaneiro Café-Pequeno e Remendo, o Pirata. Estas duas cartas proporcionam ao Pirate Warrior a sua constância muito necessária, bem como o controle e danos adicionais no jogo inicial, com o Remendo, em particular, fornecendo o valor totalmente gratuito que beneficia enormemente os decks agressivos. O Pirate Warrior é o deck mais jogado em toda parte tirando na Lenda, que é uma função de seu poder, de sua velocidade e de sua relativa simplicidade comparada a outros decks neste Meta. Parece improvável que tal nível de uso continue, no entanto, com as pessoas descobrindo como bater o deck, beneficia decks mais lentos sendo refinados constantementes. O Pirate Warrior é provável cair ligeiramente enquanto o Meta se adapta e após isto tende a ressurgir quando os decks não possuírem mais as cartas-tech para o derrotarem. O seu deck padrão foi estabelecido logo no dia 1 pelo conhecido jogador de Pirate Warrior, Sintolol, que atingiu Lenda dentro de 2 dias após o lançamento. Apesar da rigorosa experimentação, seu deck continua a ser o mais consistente, com o único ponto flexível real, sendo a Gosma Ácida do Pântano. Outros jogadores experimentaram cartas como Roberto Agarramalho e Capitão dos Mares do Sul, mas geralmente retornam a esta lista.

Dragon Warrior é o outro deck que se beneficiou da adição de Piratas. Sendo um deck relativamente rápido, ele tira proveito do controle de mesa adicional obtido a partir de um 1/1 com investida de graça e cartas como o Imediato de N’Zoth se encaixam muito bem no deck já. O jogador Inderen atingiu Lenda #1 com uma lista com um Retalhador de Arcanita, enquanto Zalae atingiu top 50 com uma lista mais padrão cortando a arma para adicionar um 2 º Sangue vira Icor.

Os jogadores SuperJJ e Lifecoach utilizaram uma lista que na composição utilizava a Sectária da Vila Sangranta e com isso JJ se sagrou vice-campeão da Esports Superstars. O Dragon Warrior parece pronto para fazer um estrago maior, com uma taxa de uso significativamente maior nos ranques mais altos, sugerindo que o deck é melhor do que a maioria das pessoas dá crédito para o mesmo.

Se piratas não são sua praia, você pôde estar dentro por um tempo difícil neste Meta. Uma luta que praticamente não dá para ganhar contra o Druida Jade complica a viabilidade imediata do deck, embora o jogador Fibonacci tenha conseguido montar uma lista sólida com a qual ele atingiu a Lenda. Sua lista é notável porque não inclui a Justicar. Se os números de Jade Druid cair, o Control Warrior pode ver um retorno à relevância. Até lá, parece ser um tempo muito sombrio para os fãs do arquétipo.

  • Warrior Class Radar
  • Sintolol’s Pirate Warrior
  • Inderen’s Dragon Warrior
  • Zalae’s Dragon Warrior

Druida


Com o lançamento de Gadgetzan, o Druida introduziu alguns novos arquétipos. Antes da expansão, Druida estava se portando bem contra a maioria dos decks nas ranqueadas, mas não era muito dominante devido à popularidade do Xamã. Após o lançamento da expansão, Shaman ainda está vendo muito jogo que não é uma boa notícia para Druida, pois todos os arquétipos Druida estão sendo obliterado pela classe mais dominante no jogo. A nova expansão também trouxe um monte de decks agressivos em geral, na qual o Druida não tem muito sucesso contra, a menos que fortemente techado contra eles. Na verdade, este é um período em que as composições de Druida terão que se adaptar a seus novos ambientes, ou então se afundar.

O arquétipo de Druida que a maioria dos jogadores previu ter um sucesso antes do lançamento de Gadgetzan foi o de Druida Jade. Este arquétipo, alimentado pelo valor potencial sem fim do Ídolo de Jade, se estabeleceu com uma significativa presença nas ranqueadas após a sua liberação. O jogador Justsaiyan utilizou sua lista de Druida Jade para alcançar a Lenda#1 na semana passada. O Anciente da Guerra e a Gosma Ácida do Pântano estão incluídos na batalha contra os decks mais agressivos. O Druida Jade tem um ótimo aproveitamento contra decks de controle, mas pode é facilmente superado em combates mais agressivos como Xamã. Com a popularidade desses confrontos nas ranqueadas, bem como os decks de controle sendo construídos com condições de vitória mais pró-ativas que podem impedir o Druid de executar seu plano de final de jogo, o Druida Jade pode não ser tão forte como algumas pessoas pensaram ser. O Druida Jade deve brilhar caso a popularidade de decks controles aumente ou numa line-up de torneio para ganhar de alguma classe especifica de controle.

Um novo combo surpreendente que agora é utilizado por alguns arquétipos de Druidas abusa da interação entre a Aviana e Kun. No começo este combo só parecia um bom meme, mas tem realmente realizado bem para alguns jogadores. Os decks de Kun são construídos para C’Thun ou Malygos como os finalizadores. O jogador Feno modificou a lista original do Sengflas e conseguiu o Top10 do Lenda, utilizando um deck de Druida Combo C’Thun. Vários outros jogadores também tiveram sucesso com a variante Malygos, como HotMEOWTH, que atingiu top 10 do Lenda usando uma composição feita originalmente por Tictac. Tictac desde então alterou ainda mais a composição, cortando os Fogos Lunares para adicionar Idolos Corvideos e um Druida da Garra por um 2º Anciente da Guerra.

Estas listas ainda não foram refinadas e foram construídas de muitas maneiras diferentes, de modo que seu potencial total talvez não tenha sido atingido ainda. Os Decks de Kun ,em geral, estão executando extremamente bem contra decks de controle, especialmente contra Renolock. Será interessante ver como esses arquétipos druidas possam se desenvolvem e se eles podem produzir melhores resultados contra os decks mais agressivos nas ranqueadas, na qual estão os mantendo para baixo por enquanto.

Druida Token ganhou uma nova carta com a Marca do Lótus, porém o arquétipo não teve grandes desenvolvimentos. O jogador Feno atingiu a Lenda#1 pilotando um baralho de Druida Token no início da temporada, mas não parece ter pegado, e o arquétipo em geral não tem visto muita exploração.

Para concluir, o Druida tem um grande potencial, particularmente nos confrontos contra os decks de Reno. No entanto, no momento, pode ser superestimado, particularmente no caso de Druida Jade. Mais refinamentos precisam ser feitos para que esses arquétipos Druida não morram sempre que o Remendo dá o seu tiro de canhão e entre na 1.

  • Druid Class Radar
  • JustSayian’s Jade Druid
  • HotMEWOTH/Tictac’s Malygos Druid
  • Tictac’s Malygos Druid
  • Feno’s C’Thun Druid

Mago


Mago definitivamente tem alguns novas cartas legais que podem redefinir a classe. Reno Mage parece ter se levantado para ser o arquétipo dominante da classe na parte de trás de Kazakus. No entanto, além de Reno Mage, a classe caiu significativamente em popularidade com o lançamento da nova expansão. Especificamente, porque o Tempo Mage e o Freeze Mage não receberam novas ferramentas que pudessem caber suas composições com sucesso, ou assim parece por agora.

O jogador Dog teve uma subida bem sucedida à Lenda no início do mês com seu Reno Mage. Sua lista parece ser uma das listas mais refinadas para o arquétipo no momento. StrifeCro também construiu uma lista que varia ligeiramente a partir da versão do deck do Dog. Reno Mage certamente despertou a nossa curiosidade em relação ao seu potencial com base no seu desempenho contra o campo, por isso, adicionamos duas listas novas e muito diferentes que tiveram uma subida bem sucedida à Lenda recentemente: As listas de Dragon Reno Mage criado por Blackwood95 e um N ‘Zoth Reno Mage criado por MazeMangler

Para Freeze Mage, alguns jogadores testaram algumas cartas que podem se ajustar ao arquétipo, como a Poção Congelante e Poção Vulcânica para formas alternativas de parar e/ou limpar a mesa. No entanto, o especialista em Freeze Mage, Laughing, ainda está executando a mesma compilação pré-Gadgetzan, na qual é uma lista já refinada que parece não ser capaz de se encaixar em novas cartas, pelo menos até que o Meta se estabeleça. Freeze Mage é um bom counter para o arquétipo de popular de Renolock, bem como o Miracle Rogue, que parece estar em ascensão.

Tempo Mage ainda está procurando uma maneira de se adaptar ao novo Meta. Apxvoid, um dos mais talentosos jogadores do Tempo Mage, chegou ao top 50 do Lenda muito recentemente. Sua compilação não tem cartas da nova expansão, mas possui cartas-tech como a Imagem Espelhada e a Gosma Ácida do Pantano para lutar contra os decks agressivos de piratas. Tempo Mage mantém um confronto muito bom contra Reno Warlock, e se da bem contra decks controles em geral, mas muito parecido com o Druida, precisa se adaptar a um Meta agressivo em que muitos arquétipos pressioná-lo no início.

  • Mage Class Radar
  • Dog’s Reno Mage
  • StrifeCro’s Reno Mage
  • Blackwood95’s Dragon Reno Mage
  • MazeMangler’s N’Zoth Reno Mage
  • Apxvoid’s Tempo Mage
  • Standard Freeze Mage

Bruxo

A nova expansão inflamou Renolock para fazer um grande retorno. Isso era até esperado a certo ponto que era a expansão de final do ano do Padrão, porque um deck com cartas unitárias está sempre em seu maior potencial quando o leque de cartas são maiores. No entanto, a maior causa para este aumento expressivo é da Blizzard dando um empurrãozinho para este arquétipo de deck com a adição de Kazakus, a nova lendária do Kabal, na qual é uma das cartas mais poderosas já lançadas no jogo. Além disso, o Bruxo também tem acesso a cartas de classe defensivas muito forte pela primeira vez este ano. Os dano em área como Loucura Contagiosa e ‘RUÍNA!’ são muito fracos, mas o Impositor Abissal, Poção de Fogovil e Poção Quebra Cristal foram muito bem-vindos no kit defensivo do Bruxo.

Impositor Abyssal é um Fogo do Inferno com um corpo 6/6 que só custa 3 manas adicionais, o que torna para uma carta de valor incrivelmente alto. Poção de Fogovil é um Fogo do Inferno com esteróides. Não é nada revolucionário, mas é uma boa carta de dano em área adicional que poderia vir a ser muito mais relevante quando os decks Mid proeminentes. Poção Quebra Cristal é uma remoção de baixo custo para um único alvo difícil, na qual possui uma desvantagem que é muitas vezes completamente trivial no final do jogo, porque você está geralmente com 10 manas ou perto dela pelo tempo que você precisa para remover uma grande ameaça de qualquer maneira. As duas manas extras salvas do Sifão da Alma podem ser muito cruciais para encaixar em jogadas adicionais no mesmo turno e é um combo de controle mais elegante com a Sylvanas do que o Poder Esmagador. Naturalmente, o Renolock que ganha o acesso a dois feitiços de forte remoção do final do jogo é também algo muito importante.

O jogador Azmodai atingiu recentemente a Lenda#1 com o Renolock, enquanto Thijs venceu a ELC Superstars com a sua tomada sobre o arquétipo. Jaraxxus está começando a perder o seu lugar porque é irrelevante na maioria dos confrontos comuns na escada. Um total de 15 de vida te coloca muito próximo à morte contra o Leeroy na mirror e de outros decks também estão sempre de olho para jogar seus danos direto contra o Bruxo. O custo de 9 manas também significa com uma carta morta contra decks agressivos também.

Zoolock obteve uma grande quantidade de cartas este ano e obteve sucesso apesar de uma grande variedade de counters como o Carniçal Agressivo e o Portal da Voragem. Ela sempre foi um elemento básico ao longo da história de Hearthstone, mas agora, pela primeira vez, está no limbo. Todas as novas cartas de Bruxo que podem ser jogados no Zoo são bastante situacionais, com duas centradas em demônios e um centrado em murlocs. Classes baseadas em armas tiveram todo o amor nesta expansão quando se trata de estratégias agressivas, o que está fazendo a capacidade do Zoo para assumir a bordo no início do jogo uma tarefa muito mais difícil. Zoo esta amplamente sem ver jogo em níveis elevados, e não há muitos jogadores que estão dispostos a dar-lhe uma chance, por isso uma lista refinada ainda não foi determinada.

Ladino

Yarr! Com o lançamento de Gadgetzan, o Ladino (assim como as outras classes com armas baratas) adotou um jogo inicial baseado em piratas. O novo “Pacote Pirata”, que consiste em Remendo, o Pirata, Bucaneiro Café-Pequeno e Roubadachim, faz uma aparência muito bonita e é uma adição muito bem-vinda ao Rogue, pois agora tem acesso a um jogo muito poderoso e proativo.

O Miracle Rogue está fazendo um retorno ao topo do Meta, com o arquétipo exibindo níveis de poder não vistos desde os velhos tempos pré-Naxx de Hearthstone. O clássico Miracle Rogue com Sangue Frio é o mais popular e consistente arquétipo no momento, pois o Sangue Frio oferece uma grande chance de ganhar corridas contra decks agressivos. Muitos jogadores de Ladino de alto nível cortaram o Aventureiro em Missão para adicionar o pacote de piratas e a nova moeda falsa. O jogador MrYagut conseguiu atingir Lenda#1 com uma lista que utiliza o o pacote de piratas iniciais e uma cópia da Professora Violeta, uma carta que foi ausente da maioria das listas de Ladino desde o lançamento de Karazhan.

Apesar de vários jogadores mostrarem grandes resultados com construções similares ao MrYagut, a experimentação continua. Os jogadores Casie e YouKnowWP exibiram resultados sólidos na ranqueada da Lenda com seu Aventureiro-Pirata Miracle Rogue, enquanto Feno combinou o Pacote de Piratas com a nova Moreia de Mana Vermelha, um mistura surpreendentemente eficaz e mortal em baralhos de Ladino que tem algum mérito de inclusão sobre o Aventureiro em Missão.

Com a ascensão do Aggro e a queda dos Control Warriors, Malygos Miracle Rogue tem diminuído fortemente como o baralho é muitas vezes muito lento para manter-se e não tem o potencial de corrida que nem as listas de Sangue Frio possuem. No entanto, nem tudo está perdido como vários entusiastas de Malygos Rogue descobriram que os piratas são um bom ajuste mesmo neste comparativamente mais lento arquétipo de Ladino. Embora as listas variem muito no momento, recomendamos começar com a compilação do jogador ShtanUdachi, pois parece a variante mais simplificada do deck até agora.

O Ladino Aggro/Tempo também se beneficiou do barato dos piratas – e os jogadores Purple e Reynad fizeram bem com o arquétipo em suas streams enquanto o jogador chinês RuFeng conseguiu escalar todo o caminho para atingir a Lenda#1 no servidor Chinês com um deck baseado em Piratas mais agressivo. Uma lista ótima ainda não foi encontrada e ainda resta ver se esse arquétipo tem a longevidade para durar no Meta, mas o baralho mostra alguma promessa.

Finalmente, vários jogadores exploraram as novas cartas de Jade lançados para as classes de Ladino, Druida e Xamã. O resultado disso é o N’Zoth Jade Rogue: um poderoso deck de tempo. É muito difícil julgar o poder real do deck, mas é refrescante ver Rogue jogar de uma maneira diferente e esperamos ver mais diversidade dentro da classe Rogue no futuro!

  • Rogue Class Radar
  • Yagut’s Miracle Rogue
  • Casie/YouKnowWP’s Questing Miracle Rogue
  • Feno’s Red Mana Wyrm Miracle Rogue
  • SchtanUdachi’s Malygos Miracle Rogue
  • RuFeng’s Aggro Pirate Rogue
  • J4CKIECHAN’s Jade N’Zoth Rogue

Sacerdote

Precisou de muita paciencia e um grande número de cartas fortes mais fortes, mas finalmente aconteceu: o Sacerdote é totalmente ruim. Não é a classe super poderosa, que alguns estavam prevendo que as cartas de Gadgetzan fariam, mas pelo menos é finalmente competitivo.

Enquanto os Guerreiros mais rápidos e os decks os decks de combo podem lhe custar alguns ajustes, o Dragon Priest saiu balançando como um deck verdadeiramente competitivo. Dragon Priest foi um dos decks da line-up do jogador Thijs no título da ELC e ele executou espetacularmente bem para ele durante o torneio. O estilo mid-game se encaixa muito bem contra o Druida Jade, que dá a variante de Reno Priest todos os tipos de ajustes. Este é um tema entre os dois arquétipos vendo jogo agora – se alguém é fraco em algo, o outro normalmente pode lidar com isso. A menos, é claro, é uma lista combo orientada contra a qual ambos os decks ainda possuem enormes dificuldades (Miracle Rogue, Combo Renolock, Malygos Druid).

Tentar ganhar o confronto contra o Renolock pode ser muitas vezes frustrante. Com a falta de danos diretos que o Sacerdote possui para o final do jogo, e acaba que geralmente perdendo para o valor do Jaraxxus, ou morrendo para o combo do Leeroy com nenhuma capacidade para pressionar o Renolock. Zetalot montou uma lista com o Profeta Velen que aumenta a taxa de vitórias para este confronto em particular (Ele também utilizou deste artificio em sua lista de Dragon Priest, na qual atingiu top 30 no Lenda). Enquanto isso, o Kazakus é uma baita carta, especialmente quando utilizado com o Brann. Se você é capaz de manter o controle de campo corretamente e manter alguma aparência de controle durante a execução do combo, você pode muitas vezes ganhar só com isto.

Além disso, o Rato Sujo é hilariante e um excelente ajuste para Reno Priest em particular, uma vez que possui muitas cartas reativas que podem lidar com o lacaio puxado do deck do adversário. O sucesso de jogadores como Savjz (atingindo Lenda#1) e Hotform (indo a todo vapor para o Lenda) tem animado muitos jogadores de Sacerdote.

Esta animação pura sobre a classe nunca foi tão alta como é agora. O Sacerdote tem atualmente recursos suficientes para possivelmente introduzir outros arquétipos. Será que veremos uma vertente menos control do Reno Priest? Que tal uma variante orientada para o Ressucitar? Ou talvez Sacerdote agressivo? Caso estiver pensando em criar um deck Meme – é possível criar tudo isso e mais um pouco.

  • Priest Class Radar
  • Zetalot’s Velen Reno Priest
  • Savjz’ Dragon Reno Priest
  • Thijs’ Dragon Priest
  • Hotform’s Dragon Priest

Zetalot’s Velen Dragon Priest

Paladino

Enquanto o Paladino possui um monte de novos brinquedos, o seu desempenho, bem como a sua prevalência não parece estar em favor da classe no momento. Estamos ainda muito longe do Meta se estabelecer e o Paladino teve o menor refinamento e experimentação do que alguns dos decks mais sexy lá fora, ou aqueles que são simples para construir.

Há três arquétipos principais com algum semblante de presença dos ranqueadas – Aggro, Murloc-Aggro e o deck combo de Murloucura. Os arquétipos de Aggro Paladino são mais rápidos que um trovão, explosivo, pode ser uma explosão para jogar com todos os buffs da mão e principais efeitos de compras de cartas, e são bastante difíceis de pilotar corretamente. Anyfin Paladin (Murloucura) confia em estabilidade através da limpeza do campo e curas poderosas. A queda principal de ambos os arquétipos de Paladino no Meta atual parece ser a conveniência, como as de não retirar suas cartas na ordem correta pode rapidamente levar a um estado que não dá para voltar a ocupar o campo de batalha. O Aggro Paladino requer alguns ajustes através dos buffs da mão, e o Paladino de Controle requer uma combinação de cartas para controlar o campo.

Aggro-Murloc Paladino tem tido sucesso contra decks que eles podem pressionar e oprimir, como Druid, mas são finalmente superados por arquétipos que possuem várias danos em area, como a maioria dos decks Reno e Xamãs. Um dos outros pontos em comum nas listas do Aggro Paladino é sua reposição agressiva nas compras. A maioria das listas está usando as cartas que buffam a mão + Oficial da Rua Tramoia + Favorecimento Divino ao lado de Recrutas Inexperientes, e as listas Murloc têm o benefício de ser capaz de explorar opções de compras adicionais como Óraculo da Luz Fria e Murquinja, a Estrela.

O Meta dos Deuses Antigos / Karazhan para o Paladino foi amplamente definido por dois decks de Controle: N’Zoth e Murloucura, e até agora, o Paladino N’Zoth desapareceu do radar. Murloucura, no entanto, tem uma pequena presença como os jogadores têm tentado adicionar o Murquinja em suas listas para chegar a suas peças combo mais rápido e melhorar a consistência. N’Zoth não está completamente ausente, no entanto, e os jogadores estão experimentando interações diferentes, com a adições notáveis do Rato Sujo com Eadric, o Puro como opções de cartas-tech para o Meta; A última opção parece ser um counter sólido para as várias estratégias de Jade que estamos vendo.

A lista de Murloucura do apDrop tem tido um bom desempenho, e o wiRer recentemente levou sua lista de N’Zoth Control Paladino de Rank 5 para a Lenda.

Como mencionado anteriormente, a classe de Paladino certamente não está “resolvido” ainda, e para os aspirantes em contrução de decks há um monte de ferramentas à sua disposição para experimentar. Paladino pode estar parecendo fraco no momento, mas isso certamente poderia mudar a qualquer momento.

  • Paladin Class Radar
  • Dog’s Aggro Paladin
  • Firebat’s Murloc Paladin
  • Orange’s Murloc Paladin
  • apDrop’s Anyfin Paladin

Quebrador de Meta da Semana

Sejamos francos. Os Capangas Cruéis parecem um bando de fracos, não um grupo intimidador em nada. O Jade de Lotus pode ser forte, se você der tempo a eles para chamar seus golens, mas o tempo não é algo que eles podem pagar. Os Kabal são os fodões legítimos, e as poções de Kazakus são bebidas da mais alta qualidade.

Mas quem comanda as Ruas Malvadas de Gadgetzan? Um bando de piratas. Remendo está no comando agora, e aqueles que têm seu número na discagem rápida, parecem ser os mais fortes no momento.

Aggro Xamã está de volta a aterrorizar o Hearthstone, enquanto o Miracle Rogue voltou aos níveis de poder que não vimos desde o Leiloeiro custar 5 de mana. Eles são atualmente os dois decks que definiram o Meta, com o Miracle Rogue dominando em níveis elevados de jogo na qual o Pirate Warrior está decaindo.

O Meta está certo para manter uma mudança. Esses decks podem ser combatidos, mas, por enquanto, eles governam essas ruas.

Nosso Projeto de Data Reaper, incluindo o Data Reaper Live (Beta), tem mais de 1.900 contribuintes ativos. Sem eles, este projeto não seria possível, por isso gostaríamos de agradecer a todos os nossos colaboradores por sua ajuda.

 

Se você gostaria de compartilhar os dados do seu Deck Tracker com a gente, por favor, assine aqui.

Preparar o nosso artigo semanal requer uma quantidade significativa de tempo e esforço de muitos indivíduos. Gostaríamos de agradecer sinceramente nossos Patreons atuais, cujas generosas doações nos ajudam a financiar custos de computação e servidores.

Se você gostaria de nos ajudar com uma doação no Patreon, você pode visitar nossa página do Patreon aqui.

Patrões Tier 3

Agradecimentos especiais a Leo G.Chungfr por nos apoiarem para o mês de Dezembro.

Contribuidores

Um especial grito para as seguintes pessoas para ajudar com esta versão traduzida do Data Reaper Report:

SargentoSC

Aqui estão todas as pessoas que participaram em trazer-lhe esta edição do vS Data Reaper Report:

EndofDayswwlosdemigodcheesee-hunterHC015hotmeowth-mage  pdeegz-warriorspacemonkey-paladin russkipapa-rogueTzachiFenomlookitzjoeNaramoSentenza