[português] vS Data Reaper Report #23

Data Reaper Report LogovS Data Reaper Report #23

Esse artigo foi traduzindo do inglês para o português pelo RyzingxFire.

Bem vindos a Vigésima Terceira Edição do Data Reaper Report!

Estamos buscando por experts de classe para fazer parte da equipe do data reaper, alguns dos nossos membros tem horários que dificultam a contribuição semanal de longo prazo.

Requerimentos:
1. Ranks Lenda consistentes.
2. Segue o cenário competitivo de perto e está de acordo com o meta de sua classe respectiva.
3. Pode escrever guias semanais com uma qualidade suficiente e fluente em inglês.
4. Bom comunicador, trabalha bem em equipes.
5. Consegue manter os trabalhos no prazo dado

Se você está interessado em fazer parte desse projeto, entre em contato via nossa forma de aplicação no site, ou alternativamente, entre em contato no Reddit via /u/ViciousSyndicate.
Nos informe quais classes ou classe você tem confiança para escrever sobre; estamos prontos em ajustar para a pessoa correta. Experts de Classes também podem ter a oportunidade de escrever artigos baseado nas estatísticas no futuro, se caso se interessarem. Também apoiamos a aspiração competitiva dos jogadores da nossa equipe a todo tempo.

sign-up-data-projects-portugese
patreon ad wide

Jogos verificados 53,000
Ranks Lenda-10 34,000
Ranks 11-15 13,000

Gráfico de jogos


Frequência de classe durante essas semanas

class-frequency-by-week-drr-23

  1. Como esperado, o xamã rapidamente se recuperou das mudanças de balanceamento pois os jogadores se tocaram que o Mid-Range xamã não foi enfraquecido, seus números são extremamente opressivos e vão continuar aumentando de escala alarmante. Nos predizemos que só irá piorar. Será que a Blizzard novamente irá tentar balancear a classe? Será que vão a lançar a nova expansão logo após a Blizzcon e tentar resetar o meta? Tem motivos para fazer os dois.
  2. As únicas outras classes que parecem estar aumentando sua popularidade são Druida e Caçador. Druida de feitiços tem aumentado competitivamente e caçador de segredos tem sido altamente experimentado por jogadores, tentando encontrar listas que não perdem facilmente para o xamã.
  3. Enquanto Guerreiro e mago tem ferramentas que podem lidar com xamãs melhor que outras classes, essas ferramentas não parecem estar servindo 100% contra o xamã para poder equilibrar o meta, voltamos para estaca 0
  4. As outras 4 classes oprimidas então caindo por terra, apenas Bruxo zoo e ladino milagre tem aparecido com consistência em ranqueadas decentemente, o resto tem sido destruído pelo Mid-Range xamã.

Porcentagem de vitorias

drr-23-matchup-chart

vS Power Ranking


Agora nos apresentaremos o “vS ranking de força” atualizado para a semana #23. Esses números apresentados são dos respectivos arquétipos nas matchups em ranqueadas gerais, fatorando por todos oponentes em potência que aparecem nas ranqueadas dos diferentes ranks na última semana.

  1. Comparado a última semana, o Mid-Range xamãs tem diminuído  os números, mas não é por causa que o meta se equilibrou e nem por ele estar sendo “counterado”, o aumento de xamãs tem causando mais partidas espelho, quando um arquétipo  joga contra o mesmo , empurrando em direção aos 50%. Mid-range xamã ainda está muito afrente do resto do meta, apesar de não ter ficado mais forte após as mudanças de equilíbrio, por enquanto é o único baralho que afeta o equilíbrio do jogo causando o aumento de jogadores desse deck.
  2. O abandono declarado por muitos jogadores da classe de Caçador após o “nerf” de chamada da selva foi um leve reflexo no mais fino. O Caçador de segredos está em segundo lugar no meta essa semana. Esse arquétipo possui várias builds diferentes mas todas com o mesmo foco, apesar de uma mais forte permanecer um mistério, a lista do “Tom” é uma pra verificar, ela se adapta bem ao meta. Junto com essa lista também tem a Caçador segredo com o curador do VLPS.
  3. Druida de feitiços e mago tempo, após suas aparições promissoras na semana passada, caíram muito bastante. Como muitos outros baralhos, Estão sentindo o efeito do aumento de mid-range xamã que limitou seu potencial. Mid-range xamã é um oponente difícil para o Druida que precisa de muita sabedoria do deck e conhecimento de “tech” para conseguir vencer. Mago tempo sofre contra Caçador segredo pela sua baixa quantidade de lacaios que a deixa vulnerável ao tiro de tocaia, gataiada e armadilha congelante.
  4. Vários decks tem sofrido declínio em seus números, mas o zoo se engatinha aos níveis altos da mesa. O arquétipo tem sido sob sombreado ultimamente e sua viabilidade tem sido questionada, as partidas contra guerreiro e xamã é difícil, mas em alguns pontos ela brilha. Tem ido bem contra Druida após o “nerf” no “Yogg-saron”, como essa carta era usada como uma grande reviravolta no bruxo zoo. Essa “matchup” virou altamente favorável ao Bruxo. Outras classes que o zoo joga bem é contra Caçador (versões mais lentas), mago tempo e guerreiro pirata.
  5. Druida fera está com uma aparência muito forte, apesar de que internamente podemos ver rachados nesse arquétipo que causou a diminuição de sua popularidade semana passada. Isso nos deixa acreditar que esse é um deck que pode pegar as pessoas despercebidas nas ranqueadas, mas quando o inimigo sabe o que está acontecendo é difícil pegar vitorias. Continuaremos a seguir esse deck enquanto ele se desenvolve, mas no momento sem dúvidas ele é bem forte.
  6. O meta por inteiro tem lentamente começado a se desmoronar. Com xamãs só aumentando seus números, enquanto batendo em quase tudo no campo a viabilidade de quase todo deck no jogo é questionável. Um tempo atrás, “Iskar”, um dos designer de Hearthstone, comentou sobre o Caçador Coveiro como sendo o deck mais opressivo na história do jogo. Tomava 25% do meta enquanto tinha 55% de taxa de vitória global. Enquanto o mid-range xamã ainda não está nesse nível, Ele está chegando muito perto pra ficar confortável.

Atenção! O Link te levará a pagina principal e lá você terá que escolher o deck/arquetipo que voce quer.

Xamã

O xamã continua como a classe mais dominante do jogo, se não é um arquétipo é o outro. Os alvos dos equilíbrios feitos afetaram principalmente xamã aggro. O mid-range já era mais forte que o aggro antes das mudanças e basicamente tirou a poeira dos ombros e ajustaram apenas algumas coisas sem sofrer nenhum tipo de mudança nos resultados.

No Americas Last Call Invitational. 7 de 8 jogadores trouxeram a classe, com só a escala anti-guerreiro do Fr0zen omitindo ele. Dos 7 jogadores, 6 trouxeram mid-range e um jogador, o nostam, trouxe aggro. Alguns meses atrás, aggro xamã era o deck para se usar nas escalas profissionais, agora tudo está ao contrário.

Quase todos mid-range xamã são montados com a mesma base, só algumas cartas diferentes. “Bbgungun”, o vencedor do campeonato, usou uma carta diferente do vencedor da European last call, Pavel. O vice, Silentstorm, usou a exata lista do pavel. Ragnaros é particularmente popular em torneios devido a presença de mago congelante. Outra forte considerações no deck é sede de sangue e Harrison Jones, rodando muito bem na situação atual das ranqueadas. Outro deck notável é o de Mandingueira Maligna\poder totêmico\Fusão Primeva.

Decks:

Guerreiro

O Guerreiro continua com sua forte presença nas ranqueadas mesmo com uma mistura de arquétipos rápidos e lentos, Controle lidera o caminho, pirata e dragão o segue de perto, C’thun fechando os 4 arquétipos os principais. Uma vantagem de jogar de guerreiro é que seu oponente nunca tem certeza de quais cartas deixar na mão por controle ser muito diferente de pirata, isso pode frustrar seu oponente.

No Americas Last Call invitational, 6 jogadores trouxeram Guerreiro. 3 eram control, mas cada um tinha uma versão diferente de finalizador de 10 de mana: Yogg, Asa da morte e N’zoth. Noblord optou pelo Yogg controle do rosty. Chessdude manteve o a build do rosty mas trocou yogg e elise por Asa da morte e Valente Casco Sangrento. Neobility usou uma build de N’zoth com portais de alta forja, dando uma boa curva em mid-game.

Dois jogadores trouxeram guerreiro C`thun e essas duas listam também se diferem. A build de Silentstorm era idêntica à do Pavel de uma semana atrás, uma a mudança de adicionar Thaurissan no lugar de revanche para poder fazer o combo de Brann e Arauto da ruina. A outra lista era uma bem gananciosa do Fr0zen anti-control com dois Arauto da ruina! Nostam trouxe uma lista bem básica de pirata, ninguém trouxe dragão. Mesmo com o guerreiro dragão não aparecendo mais fraco nas ranqueadas desde o “nerf” no executar, não tem se explorado muito o arquétipo quando se fala do cenário competitivo.

O Vencedor do evento Bbgungun, não trouxe  guerreiro, sua escalação era totalmente agressiva e rápida. Entao, enquanto guerreiro é forte no cenário de torneio, é possível ganhar um torneio sem usar ele.

Decks:

Mago

Mago está em uma ótima posição após  a queda do aggo xamã
e Bruxo zoo, tem beneficiado principalmente o mago tempo. Que atualmente é uma arquétipo muito forte por causa da sua flexibilidade e versatilidade. Tem muitos pontos flexíveis e várias builds viáveis que podem suceder contra diferentes estratégias. No meta atual, mago tempo não tem oponente ruim.

Mago congelante  também tem se beneficiado com a queda do aggro xamã, mas ainda tem muitos  oponentes não favoráveis  como , Caçador, Druida, Guerreiro, que todos são jogados  em ranqueadas o mago congelante é melhor que mago tempo quando é pra jogar contra o infame  mid-range xamã sendo um modo de jogar contra o arquétipo principal do jogo, mesmo que essa seja uma vantagem boa, ainda não vence sobre as desvantagens  que esse deck tem sobre os outros atualmente jogados .

Mago Reno tem crescido desde as mudanças  de equilíbrio parar ser tão popular em ranqueadas quanto mago congelante. Mago controle são montados ao redor de Reno Jackson, Mas Strifecro tem experimentado com decks sem o Reno. Zemanjaski usou essa lista pra conseguir chegar ao lenda. A vantagem que o mago controle tem sobre o mago congelante é que é mais bem centrado, bem como o mago tempo e é menos vulnerável a tomar “hard counter” que é perder o jogo sem poder fazer nada. Por uma experiência consistente de jogar com mago jogue com, tempo, controle ou reno. Por uma experiência que leva como alvo só alguns decks, jogue de mago congelante.

A Recente Hct Americas Last Call invitational espelha as ranqueadas em termos da popularidade do mago. 7 dos 8 jogadores trouxeram mago, com o Fr0zen sendo o único não usando. Dos 7 magos, só um era congelante. O vencedor do campeonato Bbgungun era um dos que usaram mago tempo dos outros 5 jogadores. Todas builds de tempo variava entre três caminhos: valor(Thaurissan\Antonidas\Tomo), curva (Elemental de agua, evocador sem-rosto) e queima (tocha\ciclo). A lista do Bbgungun era focada em queima, mas era proveniente de listas antigas usando acumulador de tesouros. Os acumuladores de tesouros tomavam o lugar de feiticeiras do culto e permitiam ter mais ciclo de cartas. Sem bombas no fim do jogo, essa lista traz um estilo bem agressivo de estabelecer controle de mesa nas fases iniciais, ciclando o baralho e finalizando o oponente mais rápido possível. Bbgungun era o único de dois mago tempo que usaram Barnes, que tinha sinergia com vários outros lacaios que faziam diferença na mesa.

Decks:

Caçador

Com o “nerf no “chamado da selva”. O caçador tem drasticamente saído de perto de seu tradicional estilo de mid-range e ido para o estilo de segredos. Essa mudança é compreensiva, já que seu melhor utensilio de finalizador foi enfraquecido, caçador agora depende no potencial de explodir o oponente no início do jogo usando a Guardadora do segredo e Caçadora camuflada. Caçador mid-range tbm ficaram mais rápidos, trocando uma cópia do chamado da selva por Ragnaros, e incluindo lacaios mais rápidos como arremessador de facas e escudeira argentia.

Essas mudanças ocorreram graças ao Americas Last Call invitational.  Dos 6 decks de Caçador que foram tragos, 2 era Caçador segredo, 3 eram versões mais rápidas de ,mid-range  caçador( dois jogadores trouxeram a lista do GeorgeC), e um era a lista insana do Fr0zen anti-guerreiro controle . O vencedor Bbgungun trouxe uma lista
que era do C4mlann/Xzirez, o Caçador de segredos face, com uma alteração de trocar barnes por um morcego abrasador. Esse deck, tirando leeroy jenkins, tem o máximo de 3 de mana, estilo os antigos caçador face, e consegue ter inicios incríveis enquanto pode encontrar seus finalizadores usando o rastrear.

Decks:

Druida

O druida teve outra grande semana nas ranqueadas e nos torneios. Entanto, isso não fez com que tem sido visto mais vezes nas ranqueadas, fazendo com que a classe fica só no meio da matilha em termos de representação.

vários decks de druida tem aparecido nas melhores posições de lenda essa semana. O deck do Xixo de Malygos acabou de atingir Lenda #1 na europa essa semana, e ele tem conseguido manter uma taxa de vitória incrível com esse baralho. A mais interessante inclusão é Barão Geddon, providenciando para o Druida uma maneira de lidar com os totens do xamã, com o Harrison Jones complementando com o ódio pelo xamã. Basicamente se você quer te as melhores listas de Druida, escute o conselho do HotMEOWTH após ganhar o America’s Summer Championship e copia os decks do Xixo seguindo ele no Twitter. Outra lista que atingiu lenda #1 foi por um europeu chamado Lucky que jogou com um deck relativamente padrão de druida Malygos com o ancião da guerra no espaço de 7 de mana.

Tem tido alguns desenvolvimentos com o Druida Moonkin do Feno que foi mostrado na semana passada. Sjow modificou a lista adicionando outra fera em combatente selvagem para funcionar como alvo do Curador e trocando Yogg-saron por Ragnaros, para adicionar outro perigo para o final do jogo, Sjow conseguiu ficar entre os 10 melhoras no rank lenda dos servidores América do norte e Europa.
Entretanto, Druida feral continua mostrando sucesso essa semana com asmodan usando a lista do Dwayna para chegar aos melhores 10 no rank lenda. Essa lista é diferente da lista do Muzzy, trocando rugido selvagem e poder da natureza por raptors montados para poder ter um turno 3 mais consistente.

Em torneios, o Druida continua popular, Na America’s Last call invitational, 7 dos 8 jogadores trouxeram druida. Bbgungun, vencedor, usou uma versão de druida token invés de Malygos padrão.

Mesmo que a maioria dos decks que estão aqui não rodam Yogg, não quer dizer que a carta não pode mais ser rodada. No último call invitational, os jogadores estavam divididos entre colocar ou não a carta no baralho.

Decks:

Ladino

Ladino está um lugar estranho no meta. Com desaparecimento do aggro xamã, o Ladino milagre aumentou as chances de ter sucesso nas ranqueadas, entretanto, as fraquezas do Ladino permanecem as mesmas: falta de área de efeito efetivo ou curas. Isso faz com que o ladino milagre tenha apenas dois modos de deck: Queima/face e encher a mesa. Queima/Face sempre conseguem se posicionar no meta. Infelizmente a aparição de caçador segredo, guerreiro pirata e mago congelante não ajuda o arquétipo.

Continuando, Mid-Range xamã é o deck mais popular e o arquétipo mais forte do jogo, a sua habilidade de encher a mesa é quase infinito. Enquanto não seja um oponente tão forte quanto aggro xamã, Mid-Range xamã ainda pode dar trabalho ao ladino milagre e fazer com que mudanças sejam feitas no Ladino. Em junção com o sumiço de zoo centrado em tokens e fogo d’alma/Demonarca sendo um dupla forte para o Bruxo, o jogo de ladino milagre contra Bruxo Zoo tem piorado. Demonarca e fogo d’alma são particularmente fortes contra Ladino e leque de facas não é mais uma área de efeito forte como era antes.

Diferente de sua contrapartida europeia, America’s Last Call invitational teve baixas representações de Ladino, com apenas o Muzzy com o Ladino Malygos. O status da classe no cenário de torneio é meio controverso. Enquanto sua partidas contra Druida e Guerreiro, duas classes populares em torneio, são jogadas de igual para igual, a presença de Ladino na escala de um jogador deixa ele vulnerável a escalações agressivas, o que tem se tornado comum ultimamente.

Nas ranqueadas o Chessedud, um dos melhores jogadores de Ladino, conseguiu chegar ao #1 lenda com o Ladino Malygos Padrão, lista que foi popularizada pelo ShtanUdachi, trocando um sap por um Sinister strike.

Decks:

Bruxo

Bruxo tem atingido um novo nível baixo em termo de popularidade. Sentando abaixo de Ladino, acima apenas do pobre paladino e sacerdote, Mas em termos de performance, Zoo ainda é muito competitivo. Apesar que não seja favorável contra mid-range xamã e guerreiros controle, ainda é muito forte contra outras classes e arquétipos, como o druida, caçador e mago tempo. Então por mais que os velhos dias do Zoo dominante tenha passado, ele ainda roda bem em ranqueadas.

Já o RenoLock vem sofrendo durante muito tempo, sua força contra guerreiro controle não é o suficiente comparado a quantos outros deck que ele perde. Algumas pessoa conseguem subir com ele, como por exemplo, Nickchipper, que atingiu lenda com uma lista muito defensiva que não tem ganância nenhuma.
Na America’s Last Call invitational, 3 jogadores, incluindo o vencedor trouxeram zoo. O único Reno foi trago pelo Fr0ze na sua escala anti-controle guerreiro, um deck que é extremamente ganancioso. Zoo é decente em torneios por ter partidas boas. A chave é banir Guerreiro ou Xamã, assim podem ter chances de obter vitória

Decks:

Paladino

O paladino continua com números baixos enquanto continua sofrendo no meta atual onde suas piores partidas são contra os decks mais comuns, entretanto tem esperança pelo controle e paladino murloc como um dos  melhores jogos, Guerreiro controle continua melhor.

No Cenário de torneio, paladino continua ausente, Fr0zen foi o único jogador a trazer a classe para o American’s Last call invitational no fim de semana passado, com um N’zoth paladino bem ganancioso e bem especifico feito para jogar contra Guerrero controle, não é recomendado para ranqueadas.

Mesmo com o paladino mais fraco que as outras classes, ainda é possível subir ranqueadas. Paladino murloc continua como o arquétipo mais forte do paladino, com o ShtanUdachi atingindo #1 lenda na europa com sua variação com o Curador recentemente. Decks agressivos do paladino também estão presentes, com alguns jogadores encontrando sucesso com variações diferentes, como o deck do muzzy que chegou ao melhores de 10 no rank lenda.

Decks:

Sacerdote

Como a maioria da comunidade já sabe, teve um perfil alto usando sacerdote nessa semana passada no American’s Last Call invitational, com o Fr0zen usando um deck extremamente anti-guerreiro controle listado com “techs”. O deck acabou perdendo para um Guerreiro controle C’thun. Não teria como inventar uma história melhor para descrever a situação do sacerdote.

Entretanto, o plano do Fr0zen como sacerdote para jogar contra outos deck controle era bem solido, se você souber o que está jogando contra. A Partida em si foi bem desfortuno para o Fr0zen, pelo fato de o SilentStorm ter conseguido tirar cartas incríveis em sequência de suas compras, conseguindo assim, ganhar uma partida desfavorável.
Por outro lado, nada mudou de fato para o sacerdote, como ele continua no mais baixo possível das ranqueadas. Zetalot tem conseguido um pouco de sucesso no meio dessa temporada e conseguiu atingir lenda com um deck maneiro anti-xamã usando robô de cura corrompido. Thijs ganhou do Reynad 9-3 em uma Md17 na Celestial invitational usando um sacerdote controle feito justamente para jogar contra xamãs. Essa lista fez muito bem na série, se nada mais Sacerdote por ser bem divertido, e a lista do Zetalot/Thijs junto com as listas dragão são definitivamente um bom modo de se divertir, se jogos especiais faz seu gosto.

Decks:

Quebrador de meta

Geralmente tentamos nos manter positivos e tentar providenciar respostas ao meta atual. Estamos sem respostas quando se diz a respeito do Mid-Range xamã. Esse é um arquétipo muito difícil de fazer de alvo. Enquanto algumas pessoas podem ter a habilidade de ganhar dos xamãs, o meta como inteiro aparenta ser incapaz de se corrigir. Nossos dados sugere que pessoas estão jogando menos ou até desistindo do jogo.

Tem pesado sobre nos, Blizzcon não chega logo.

Nosso Data Reaper project, incluindo o Data reaper report live(Beta)tem mais de 2.600 contribuidores. Sem eles, esse projeto não poderia ser possível, gostaríamos de agradecer a todos nossos contribuidores pela sua ajuda.

Preparando nosso artigo semanal requere um tamanho significativo de tempo e esforço de muito indivíduos. Nos gostaríamos de todo coração agradecer pelos nossos Patreons, com qual suas doações generosas nos ajuda fundar os custos para os servidores e computadores.

Tier 3 Patrons

Agradecimento Especial ao Leo G. e Hitokage por nos apoiar no mês de outubro.

Contribuidores

Aqui estão todas pessoas que participaram em te trazer essa edição do vS Data Reaper Report:

wwloschandygallondemigodcheesee-hunterHC015hotmeowth-warlockfenom-mageTzachiFenomlookitzjoeEndofDaysNaramoSentenzaliimujx-content-creator pizzahsryzingxfire