Bem vindos a Vigésima Quarta edição do Data Reaper Report.
Esse artigo foi traduzindo do inglês para o português pelo RyzingxFire.
Atenção: A vS está buscando indivíduos que fluentes em outras línguas que podem ajudar com as traduções do nosso Data Reaper, por enquanto estamos buscando por tradutores das línguas: Japonês, Chinês, Russo, Alemão, Coreano, e Frances. Por favor entre em contato conosco se está interessado em ajudar nossos conterrâneos do planeta terra a acompanharem o Data Reaper.
Gráfico de jogos
Frequência de classe durante essas semanas
- Xamã continua a aumentar e não aparenta estar diminuindo de maneira alguma os seu números. Está próximo a bater o recorde do nosso Data Reaper, alcançado pela classe de guerreiro, antes do lançamento do ONik. Entretanto, a classe de guerreiro compunha 26% do “metagame”, é formado por 5 arquétipos diferentes que tinham estilos bem distintos, Cada um com uma presença diferente no jogo mas nenhuma era a mais opressora no meta. A diversidade do Xamã é quase 0, com o Mid-range xamã sendo o mais usado, sendo bem homogêneo na sua “build”. Isso deixa as ranqueadas estressantes para todos, pois constantemente você está jogando contra esse deck, mesmo que seja versões diferentes.
A limitações do “Track-o-bot” no momento nos previne de mostrar com certeza o meta do Lenda, nossas estimativa é de que o Mid-range xamã faz um número enorme de 30% dos jogadores da ladder, Isso é o acontece quando a pior “Match up” do Xamã é ele mesmo. - Com as outras classes em declínio, o Caçador se encontra liderando uma matilha que está bem atrás do Xamã. A Classe tem problemas internos, falamos isso no bom sentido pois o Caçador Face, que é a versão mais forte do Caçador de Segredos, estourou quando as listas do campeonato mundial foram divulgadas. Esse deck teve sucesso nas ranqueadas antigamente, mas apenas uma baixa quantidade, por causa disso era difícil dizer quão viável era esse arquétipo.
- Com o resto do meta se acalmando. Druida tem aumentado popularidade, não por muito, mas alguns arquétipos estão diminuindo por causa da grande quantia de Xamãs. Alem do Xamã, tem uma separação clara de classes, Uma que nos ficaríamos confortáveis de jogar se o xamã não fosse tão opressivo e o grupo de classes que precisam de ajuda urgente. Bruxo Controle precisa de mais ferramentas para poder ser usado. Ladino é muito fácil de punir seus erros, fazendo muito complicado jogar com essa classe. Paladino tem uma grande diversidade de arquétipos mas em geral eles são fracos. Sacerdote é simplesmente uma tristeza.
Frequência de vitorias entre “Match ups”
vS Power Rankings
Apresentaremos agora o versão atualizada da “vS Power Rankings” ou em português, O ranking dos decks mais fortes para essa semana #24. Esses números que usamos é a taxa de vitória esperada de cada arquétipo baseado em o deck que irá enfrentar, levando em consideração e fatorando a frequência de cada oponente potencial em ranks diferentes da ladder na última semana.
- Xamã mid-range nem saiu do lugar. Ficou ainda mais forte essa semana. Sua performance no jogo tem sido equilibrado desde as mudanças de balanceamento, mas, nos notamos que tem melhorado em algumas “match ups “na última semana.
- Temos um novo Deck no Tier 1, esse pode impactar bastante o meta. Caçador face tem voado abaixo do radar em ranqueadas. Sua atual versão misturado com o caçador de segredos é muito forte em todas fases do jogo graças a seu início explosivo onde seu oponente tem dificuldade de se recuperar. Quando você avalia a performance desse deck no jogo comparado a seu primo distante que é mais lento, só que forte do mesmo jeito, não parece ser tão forte. É bem mais fraco contra guerreiros, o que é esperado pelo motivo de não ter as mesmas forças de finalizadores que o caçador mid-range tem e é fraco contra druidas e mago tempo. Ele joga bem contra mago congelante de ladino milagre, mas isso não é de onde vem a discrepância. Ele joga muito, mas muito bem mesmo contra o Mid-range xamã, sendo um quarto do meta com uma taxa de vitória em 52%, Outro fator importante é o fato de conseguir ganhar contra o caçador de segredos, devido a sua habilidade de encontrar o letal mais rápido. Isso é um bom motivo para esse arquétipo voltar a ser dominante.
- Druida de feitiços está bem desinteressante nas ranqueadas. Por que isso, sendo que é um dos arquétipos mais jogados em todos formatos? No cenário de torneio, o Druida é extremamente poderoso pelo fato de ir bem contra vários decks diferentes. Nas ranqueadas, seu oponente mais comum é o Xamã Mid-Range, um dos seus “counters” mais fortes. Se banir xamã em campeonatos, o druida vira um alvo difícil de combater, O Bruxo zoo, seu maior counter, não é muito popular em campeonatos devido a quantidades de Guerreiros e xamãs. O único outro deck que parece estar emergindo para dar trabalho ao druida é caçador de segredos. Como o pacote de armadilha que ele possui é altamente efetivo contra Druidas, em conjunto com seus lacaios complicados de remover e o “ mid game” forte que o caçador possui, é uma motivo para deixa os druidas com o pe atrás. A listagem do Thijs para o campeonato mundial é bem pensado e desenhado para tentar fazer o que muitos jogadores tem tentado, Punir o druida no formato de torneio.
Atenção! Todos os decks apresentados nesse Data reaper podem ser encontrados na biblioteca de decks.
Xamã
É impossível ignorar a presença dominante do Xamã Mid-Range nas ranqueadas e campeonatos. Desde quando foi criado portal da voragem e garras espirituais a classes tem sido um caminhão atropelando todos pela frente, incluindo até mesmo outros tipos de xamãs. Não tem como ficar sem mencionar o nerf feito no xamã focado no arma trinca pedra, destruiu completamente o sistema de “face” da classe.
Com a Blizzcon chegando ai todos os competidores trouxeram versões diferentes do mid-range xamã, a maioria das listas são iguais, mas tem algumas completamente estranhas. O Thijs usando choque de terra, DrHippi/Naiman usando Defensor de Argus. Amnesiac incluiu DOIS KOBOLDOS e ainda tem o Thalnos, muito spell power mesmo, já que isso é algo que o Mid-range depende muito. Ddhayoni focado em controle usando o campeão do nexus Saraad ! O Rosty chegou entre os melhores 10 na ladder de lenda usando o Gosma acida do pântano, focado em destruir aquele machado do guerreiro roubadinho. KAPPA.
Caçador
Nas últimas semanas, especialmente antes do Chamado da selva ser nerfado, tinha um debate sobre mid-range e caçador de segredos, qual é era mais forte. Após o nerf, agora que os caçadores perderam sua melhor finalizadora, caçadores são obrigados a garantir a vantagem no jogo já cedo, Portanto, o debate não existe mais entre esses dois, mas sim entre caçador de segredos face e caçador de segredos mid-range. O debate é o mais evidente na fase grupos da blizzcon, onde de 12 decks de Hunter, 6 era mid-range, 5 era caçador de segredos face e uma era um caçador camelo, Aquele antigo que fica puxando o 2/4 na mesa de graça.
Desde o NA last call, Mestre da matilha tem se instalado nas listas de caçador de segredos por causa da avó bondosa e do lobo infestado para ganhar valor e ter impacto na mesa. O Mestre da matilha também serve como melhoria nas partidas espelho, em vários casos seu oponente iria só ignorar as criaturas e bater face.
Em termos de desenvolver o caçador de segredos face, ainda tem espaço para o sétimo segredo. Enquanto gataida, armadilha explosiva e armadilha congelante continuam como a base do deck, ainda tem espaço para a sétima armadilha ou mais uma carta de valor forte. A listagem tradicional do Breath e Drhippi utiliza Armadilha de cobra para ter mais presença de mesa. HotMeowth tem usado uma carta dos Mid-range, o tiro de tocaia, usando isso ele pode controlar as criaturas que seu oponente cria. Já o amnesiac optou por só essas 6 armadilhas mesmo e usa o ultimo espaço para cartas como escudeira argentea, arremessador de facas e lobos infestados, criando para o deck um maneira de “voltar ao jogo” nas partidas espelho.
Guerreiro
O Guerreiro continua no pódio das melhores classes tanta em ranqueadas quanto em campeonatos, demonstrando versatilidade nos arquétipos que tem sido associado com a classes. Guerreiro Controle é o mais popular, com o pirata, dragão e C’thun colado na porcentagem de jogadores que usam esses outros arquétipos. Até mesmo dentro do próprio Guerreiro controle tem uma grande variedade de arquétipos, uns usando N’zoth ou Yogg como finalizadores enquanto outros mantem o bom e velho “clássico Vanilla” (ragnaros). Evocador do Crepusculo é a nova adição ao Guerreiro N’zoth como uma alternativa meio desajeitada do Caerne Casco sangrento que ainda dá valor para o N’zoth, Vários jogadores tem atingido bons resultados com as várias interações desse baralho.
13 dos 16 jogadores estão trazendo o Deck para a Blizzcon, com o Controle e C’thun sendo o mais popular como o Dragão seguindo e Pirata sendo notado por sua ausência. A maioria dos Guerreiro controles estão optando por Yogg como finalizador, apenas um deck de N’zoth e o resto usando outro tipo. Com a maioria dos jogadores presumidamente banindo Xamã, várias listas estão inclusas apenas uma cópia de Revanche para que possa ser focado as outras “match ups “como druida e espelho. Tem bem menos variedade na lista de C’thun, A lista do SilentStorm vindo do America’s Last Call sendo a focada. Guerreiro Dragão é um baralho que tem sido o mesmo ultimamente, o jogador chinês OmegaZero está trazendo uma versão interessante usando comandante argenteo e Asa da morte como finalizador.
Apesar de sua popularidade está claro que o Guerreiro não é essencial para um campeonato de modo que o shaman ou druida seja. No America’s last call o vencedor não trouxe guerreiro e o ThijsNL, considerado por muitos o favorito para vencer a Blizzcon, Se recusou a trazer a classe. Será interessante ver como será a escalação dos jogadores que não trouxeram Guerreiro.
Druida
Não tem muitas mudanças para o druida essa semana, já que as listas mais populares do druida já foram descobertos. O Druida continua como uma das classes mais populares nos ranks mais altos mas não chega nem perto da dominância do xamã. A maioria dos jogadores concordam que o druida é uma das melhores classes do jogo e provavelmente a segunda melhor classe para torneios, depois de xamã, devido a sua incrível versatilidade e partidas sem muita dificuldade.
A listas mais populares do druida de feitiços são duas versões diferentes do malygos. Druida malygos do Xixo, que foi mostrado na semana passada, tem sido a mais usada. Esse deck é criado ou nesse caso tem um “tech” feito para jogar contra o xamã mid-range, com a inclusão de Harrison Jones para lidar com garras espirituais e Barão Geddon para lidar com totens. O Druida “Boomkin” do Feno, onde algumas cartas foram modificadas pelo Sjow, que também é uma escolha popular. Esse deck usa o Luniscante da selva para criar patadas muito fortes, limpando perfeitamente uma mesa de Valente casca sangrenta e totens. O deck também usa o Curador para puxar mais cartas e obter consistência do Malygos. Pelo fato de ser tão comum o xamã nas ranqueadas, seria bobeira não incluir cartas que sua principal função é lidar contra o Xamã.
O poder do Druida é bem mostrado nas listagens publicadas para o campeonato mundial. Todos os 16 jogadores trouxeram druida, sendo a versão com malygos e alguns de token os mais populares. A maioria das listas de malygos são parecidas, com poucas diferenças como, Thalnos, Húmus, Portal da Clareira da Lua, Gadgetzan, Sylvanas, Anciente da Guerra e Yogg.
Mago
O mago continua como uma classe acima da média em campeonatos e ranqueadas, com o mago tempo na liderança. Na fase de grupos do campeonato mundial, 10 jogadores dos 16 trouxeram mago tempo e um trouxe mago congelante. Atualmente tem 3 estilos distintivos de mago tempo com a mesma base vindo ao Blizzcon.
A primeira sendo uma de queima que incluí a Tocha e alguns lacaios de Ciclagem (Acólito da dor, acumulador de tesouros) para obter sinergia com o Barnes e encontrar mais danos de queima no baralho. A maioria dos jogadores que trouxeram mago tempo trouxe essa versão, acredita-se que é a mais consistente pois a facilidade de ir pelo deck até encontrar o dano para finalizar o jogo, já que o Bbgungun obteve sucesso com essa versão no america’s last call depois de uma pequena alteração do OmegaZero. Um fato interessante é que o OmegaZero tem Polimorfia: Javali e yogg como opções extras para limpar criaturas maiores ou até ir face com o 4/2. O Streamer Especialista em mago tempo ApxVoid também obteve sucesso com essa variação de queima do mago tempo, com consistência ele subia até entres os melhores 50 lenda e recentemente chegou ao #6 lenda na “ladder” do NA usando sua lista de Lacaio/Tocha, com um acréscimo de Leeroy Jenkins a lista, se tornou ainda mais agressiva.
A segunda variação é uma cheia de lacaios, traga recentemente pelo Pavel para o EU last call no qual ele ganhou, esse deck é composto pelo Elemental de agua, Evocador sem face e constante pressão enchendo a mesa de criaturas que criam um valor de tempo, Apesar de ter poucos feitiços, as criaturas sozinhas conseguem criar uma boa presença, junto com feitiços de queima e sinergias com o Ardilante boas trocas são garantidas e cada turno pode se criar pressão graças a essa criatura na mesa e até outras que continuam na mão.
A terceira sendo um estilo mais focado em tirar valor das próprias cartas, muitas pessoas como o asomodai e o rooftrellen tem usado esse estilo nos últimos meses e tem encontrado sucesso nas ranqueadas. Esse deck inclui imperador Thaurissan, arquimago antonidas e tomo do cabalista, que dá mais valor que as cartas do seu inimigo graças a uma grande quantidade de feitiços de dano alto no estágios tardios do jogo. Na Blizzcon, dahhyoni é o único que trouxe essa versão do mago tempo, pois sua listagem é mais baseada em controle.
O Mago congelante, sendo a lista do laughing com a tocha e koboldo evoluído padrão, na blizzcon, o breath deu uma pequena alteração nesse deck, trocando o koboldo por uma polimorfia para poder eliminar criaturas perigosas mais facilmente.
Bruxo
A popularidade do Bruxo como uma classe tem sofrido bastante agora no final de outubro. Essa semana o zoo tem sido uma boa escolha para ranqueadas por sua facilidade contra druida. Com o deck druida de feitiços do Xixo usado para jogar contra Xamãs graças a sua diversidade do poder de “escolha um efeito”, O Bruxo de descartes se solidificou como um deck forte graças a facilidade de encher a mesa, e dificuldade de remover essas criaturas. Se o druida não começar com fandral e dois avivar, o jogo inicial do zoo pode causar muita pressão no jogo lento do druida, que só tem poder no “late game”. Zoo também tem boa “match up” contra mago tempo e as variações atuais de caçador, infelizmente, o zoo sofre contra xamã e guerreiro controle, que são os decks mais utilizados das ranqueadas.
Bruxo reno tem sido pouco visto nas ranqueadas, pelo o zoo ser um arquétipo mais rápido e eficiente. A vantagens de jogar esse “Bruxo controle” é focado para ganhar contra outros tipos de controle, entretanto, Bruxo Reno sofre a desvantagem de jogar contra guerreiro pois ultimamente tem sido difícil saber contra qual arquétipo está jogando contra, Enquanto que guerreiro controle é o mais popular, o pirata tem mostrado bons números e jogar contra esse arquétipo sem o Reno na mão é derrota na certa.
Em termos de competitividade, Bruxo descarte parece ser o único arquétipo usado em torneios. O Bruxo na blizzcon será representado por 6 jogadores, e todos estão com uma versão diferente do zoo. Mas com a mesma base de descarte. A inclusão de fogo demoníaco do Thijs, A inclusão de gosma acida do pântano do Yulsic, ou a inclusão de Sacerdotisa jovem pelo Bbgungun, OmegaZero e Jason Zhou, Qual será a melhor variação? Iremos descobrir em breve.
Ladino
Com apenas 4 das 16 pessoas trazendo ladino ao campeonato mundial, é obvio que a classe já viu dias melhores. Com sua falta de curas e remoções de mesa, ladino milagre continua como um deck bem arriscado de jogar na ladder. O aumento de Caçadores face, Guerreiros pirata e a quantidade de remoções de arma presentes no jogo também dificulta.
Após o Chessdude pegar rank #1 lenda na ladder AM semana passada, muitos jogadores estão optando por trocar um Aturdir por um Golpe sombrio no Ladino Milagre com malygos. A ideia por trás dessa mudança é para melhor contra várias “match ups”, Golpe sombrio é muito eficiente para lidar com criaturas como Draco lazúli e Criatura das Profundezas. Outras cartas que tem sido experimentadas: Koboldo evoluído, em junção ao leque de facas, serve como uma remoção efetiva. Camelô da cidade baixa é uma alternativa boa ao Swashburglar. Ferro negro Bisbilhoteiro é uma cara tech forte contra xamã e zoo. Harrison é para ir contra as outras classes com armas. Entretanto, nós recomendamos a usar versão do ShtanUdachi\Chessdude por ser a mais eficiente e refinada, com uma escolha flexível de usar 2 aturdir ou 2 golpe sombrio.
O ladino milagre com Aventureiro em missão é também a mais refinada, mas tem tido algumas melhorias. O Thijs trocou leeroy por Marujo dos mares do sul no seu deck do blizzcon. Essa mudança é feita para os jogos mais acelerados, já que com o marujo pode ativar os segredos do caçador, ativar combos e sendo uma carta simplesmente para jogar no turno 1 como remoção.
Finalizando, se quiser algo diferente, o Firebat tem jogado com uma variação de C’thun misturado com milagre que abusa das sinergias do brann, Lâmina de C’thun e passo furtivo, apesar desse deck ser pouco usado, ele não deixa de ser divertido e cria potencial para grandes explosões com o C’thun!
Sacerdote
Parece que as coisas estão melhores Anduin! Sacerdote além de não ser a classe menos jogada mais (essa posição ficou para o Paladino), Varios jogadores essa semana conseguiu ficar entre os melhores 100 da ladder de lenda! Esses acontecimentos, junto com o fato de que a classe será vista no campeonato mundial, é uma ótima notícia aos fãs da classe.
A lista do Hamster, muitos dirão que ou podem garantir a vitória ou garantir sua derrota no campeonato mundial. Uma versão padrão de N’zoth, com a volta de sacerdotisa do conluio e alquimista da vila sombria para combater a população de xamãs. Uma variação muito testada e experimentada desde que lançou o formato padrão, mesmo assim, muita coragem da parte do Hamster jogar com essa classe.
Um dos decks mais criativos, o Sacerdote Purificar rage (um cópia só pelos memes KAPPA) usado pela Eloise ajudou subir muito alto nas ranqueadas na última semana. Decks como esse perdem sua beleza após todo mundo se acostumar com ele, use o enquanto é novidade.
Também tempo boas histórias com o Sacerdote Dragão do Jab e do Gaara usando listas interessantes nas suas partidas da ladder. Particularmente o Jab usou sua versão com a Historiadora Eletródio para chegar entres os 100 melhores lenda.
Paladino
Nenhuma mudança particular no paladino essa semana pois sua presença em ranqueadas continua a mesmo devido a pequena quantidade de jogadores usando por perder para os decks mais usados do momento- Xamã, Druida, Caçador. A alta quantidade de dano que essas classes podem causar e a falta de respostas nos primeiros estágios do jogo deixa o paladino no estilo de largar o mouse e dar concede. Paladino tem sofrido ainda mais por causa do acréscimo de Harrison Jones e Gosma nos baralhos. Apesar do baixo uso jogadores de alto escalão conseguiram atingir ranks altos usando Paladino Murloucura e variações do aggro. ShtanUdachi usou uma lista do Murloucura incluindo o Curador e atingiu Rank lenda #1.
Igual no cenário competitivo, o Paladino sofre no formato de conquista devido aos mesmo problemas que sofre nas ranqueadas, pois suas piores “match ups “ está entre os melhores baralhos do momento. Hamster, da China, é o único jogador que irá trazer paladino ao Blizzcon essa semana. É um estilo bem interessante que não é muito explorado, uma mistura entre Paladino N’zoth e murloucura. Esse baralho deve sair muito bem contra guerreiro controle (sendo trago pro 7 jogadores). Talvez essa variação do Hamster irá dar certo. Ele também levou paladino ao campeonato chinês no qual chegou em segundo lugar e garantiu sua vaga para Blizzcon.
Quebrador de Meta da Semana
Decks agressivos de caçador, desde quando hearthstone existe, tem obtido tanto ódio da comunidade devido a sua falta de interatividade e jogabilidade frustrante. A Blizzard tem nerfado sem parar as cartas de caçador se seus afins de sempre, com o sargento abusivo sendo a última vítima. Mas, Caçador face sempre acha um jeito de voltar. Abusando da quantidade enorme de tempo que ele ganha no início do jogo graça a caçadora camuflada, caçador face procuram aumentar o máximo possível de segredos para poder criar uma pressão enorme em cima do inimigo, quanto mais rápido a vida inimiga diminuir, menos chances ele tem de voltar ao jogo.
Esse é um dos únicos decks que tem conseguido ganhar do Xamã Mid-range, a falta de cura do xamã faz com que seja possível o caçador face causar dano suficiente antes que o xamã consiga tomar a mesa. Com a dominância do xamã Mid-range sobre a mesa e maneiras de ganhar tempo, parece que a única estratégia é ignorar a mesa ou congelar e SMOrcar. Coisa que serve tanto para o mago congelante quanto para o Caçador face, e diferente da ultima versão, esse caçador face não é facilmente derrotado pelo outros decks.
No hearthstone, Ou você morre como vilão, ou sobrevive aos nerfs suficientes para se tornar o herói.
Nosso projeto Data Reaper, incluindo o Data reaper ao vivo(Beta) tem mais de 2,700 contribuintes. Sem eles, esse projeto seria impossível, então gostaríamos de agradecer a todos colaboradores por toda ajuda.
Preparando nosso artigo semanal requer uma quantidade significativa de tempo e esforço de muitos indivíduos. Gostaríamos de agradecer de todo coração nosso Patreons, com suas doações generosas nós podemos manter os custos de servidores e computadores.
Pequeno agradecimento
Eu, RyzingxFire, Quero agradecer pessoalmente a todos que apoiaram essa versão em Português e que me apoiaram nesse vida do Hearthstone, sem vocês, isso não teria ficado tão grande quanto ficou.
Leomane
Meus Pais
O Thiago Coglorin
O SuperUai
Toda galera do grupo Hearthstone- Way to pro
Meus amigos
e O pessoal da Black Dragons
Contributors
Here are all the people that participated in bringing you this edition of the vS Data Reaper Report:
i will dearly miss the data reaper
I´ve been looking your live report and seems that Ramp Druid could be a good choice for ranking up, but there is none information of the deck. Could HC015 send some kind of list to help me out play one of my favorite decks out there? I´ve been trying some sorte of Nzoth list with less sucess.